Futebol, política e humor:
a carreira ilustre de Batoré

O humorista Ivanildo Gomes Nogueira, o Batoré, se destacou nacionalmente pelos trabalhos nas telinhas, mas poucos sabem que ele também se aventurou nos esportes e até mesmo na política.

O pernambucano se mudou para São Paulo ainda durante a infância e investiu suas fichas na profissão como jogador de futebol. Apesar do breve sucesso, ele preciso largar o ofício após sofrer uma grave lesão.

Surpreendentemente, foi durante seu tempo longe dos gramados que Batoré começou a aperfeiçoar seus talentos nas artes cênicas. Em 1990, o humorista recebeu sua primeira oportunidade no SBT.

Ivanildo caiu como uma luva na emissora de Silvio Santos e logo se consagrou no elenco de 'A Praça é Nossa' como Batoré. O personagem ficou marcado pelas piadas sobre sua aparência e sua condição financeira. 

O sucesso durou até o ano de 2003, quando acabou dispensado do programa de Carlos Alberto de Nóbrega. Cinco anos depois, Batoré passou a investir na carreira política e chegou a se tornar vereador da cidade de Mauá. 

Mas sua vida política durou apenas quatro anos. Em 2016 o humorista assinou seu primeiro contrato com a TV Globo, dando vida ao delegado Queiroz, no sucesso 'Velho Chico'.

Depois da novela, o ator passou a se dedicar ao seu canal no Youtube. Na plataforma, ele apresentava o talkshow 'Batoré 100 Protocolos', programa com muita música e bom humor.

Batoré deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo no último domingo e faleceu nesta segunda-feira (10). Aos 61 anos, ele perdeu sua luta contra um câncer e deixa dois filhos: Alexandra e Ivan.

Nas redes sociais, ambos lamentaram muito sua partida precoce. 'Só tenho a agradecer por cada momento vívido ao seu lado, cada risada... Muito obrigado por
me ensinar um pouco do que é a vida', escreveram.

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

Texto: Aleksander Santos

CRÉDITOS: Reprodução/
INSTAGRAM/SBT