As 94 primaveras
de Laura Cardoso

Ícone da TV brasileira, Laura Cardoso completou nesta última segunda-feira (13) 94 aninhos de vida! Confira com a gente a trajetória fenomenal da atriz nas telinhas, rádios e cinemas!

Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni nasceu no ano de 1927, filha de imigrantes portugueses. Paulistana, ela começou a carreira logo aos 15 anos e estreou na extinta TV Tupi em 1952.


Sua primeira participação em uma telenovela foi em Um Lugar Ao Sol, em 1953. Desde então, a veterana entrou para lista de atrizes com mais trabalhos nas telinhas, somando mais de 60 obras diferentes em 70 anos de carreira.


Já nos cinemas, Laura fez sua estreia na cinebiografia O Rei Pelé, em 1963. Sua última aparição nos telões foi justamente em 2020, no qual interpretou a personagem Dona Dolores em De Perto Ela Não É Normal.

O primeiro trabalho na TV Globo só veio em 1981, no folhetim Brilhante. Mas desde então, ela não deixou mais a emissora! Algumas de suas participações mais marcantes foram em Mulheres de Areia (1993),  A Viagem (1994) e Chocolate com Pimenta (2003).


Mas você sabia que no meio desta carreira de sucesso Laura também se aventurou como dubladora? Ela foi uma das pioneiras no ofício e inclusive dublou a voz de Betty Ruble, no desenho animado Os Flinstones.

A última participação da estrela nas telinhas foi em A Dona Do Pedaço, exibida em 2019. Na ocasião, a paulista fez uma breve aparição dando vida a personagem Matilde Azevedo.

Nas redes sociais, diversos famosos e amigos prestaram suas homenagens a atriz. Entre eles, Ary Fontoura fez questão de exaltar a longeva amizade entre eles. 'Parabéns, minha querida amiga! Muita saúde e alegria sempre', comentou na ocasião. 

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

Texto: Aleksander Santos

CRÉDITOS: Reprodução/
Instagram