10 conquistas na
carreira de Tarcísio Meira

Após complicações da covid-19, Tarcísio Meira faleceu no último dia 12. Com mais de 60 anos de carreira, ele construiu um legado na televisão brasileira com sua brilhante atuação.

Em 1961, aos 26 anos, Tarcísio Meira recebeu seu primeiro prêmio como ator revelação pela novela Maria Antonieta (TV Tupi) e, desde então, o reconhecimento por seu trabalho só aumentou. Confira seus prêmios marcantes:


Após interpretar Dom Pedro I no filme Independência
ou Morte, o artista recebeu o prêmio de Melhor Ator pelo Prêmio Diploma de Mérito aos Melhores do Cinema.


Foi em 1973, com quase quinze anos de carreira, que o
ator conquistou o prêmio máximo do Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Melhor Ator de Televisão.

No Troféu Imprensa de 1987, o marido de Glória Menezes recebeu o prêmio de Melhor Ator por sua atuação em Roda de Fogo (TV Globo).


Novamente, em 1995, Tarcísio recebeu o prêmio de Melhor Ator pelo Troféu Imprensa por dar vida ao arrogante Raul Ramos Pelegrini em Pátria Minha (TV Globo).

Pela segunda vez, o pai de Tarcísio Filho ganhou um prêmio especial pelo Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1997.

Após uma excelente atuação na minissérie A Muralha (TV Globo), o ator recebeu o prêmio de Melhor Ator pelo Prêmio TV Press e Melhor Ator de Televisão pela terceira vez no Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Tarcísio Meira recebeu, em 2003, o prêmio Austregésilo de Athayde por sua atuação em O Beijo do Vampiro. A premiação é concedida aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio.

Em 2012, o ator conquistou mais uma honraria. Ele recebeu uma grande homenagem durante o prêmio Cesgranrio de Teatro.

Em 2013, quando a TV celebrava 50 anos de existência, o saudoso ator e sua esposa conquistaram um prêmio especial na 15ª edição do Prêmio Contigo de TV. Ao receber a homenagem, Tarcísio realizou um discurso emocionante:

'As novelas abriram caminho e, olhando para trás, valeu muito. Eu e Glória também fazemos 50 anos e não vimos o tempo passar. Se o público muda, a novela também muda. Ela acompanha’, disse ele na premiação.

Com a peça O Camareiro, seu último trabalho no teatro, Tarcísio conquistou o prêmio de Melhor Ator pelo Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. Após sua morte, ele ainda concorre, no mesmo papel teatral, no Prêmio Bibi Ferreira deste ano.

EDIÇÃO: GUSTAVO CORREIA

Texto: Gabriela Cunha

Créditos: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
AGNEWS/Gal Oppido