Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Sérgio Malheiros desabafa sobre cena de racismo em ‘Verão 90’: “Importante falarmos mais sobre racismo”

Personagem do ator foi vítima de racismo no transporte público

Redação Contigo! Publicado em 19/02/2019, às 08h42 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sérgio Malheiros como Diego em Verão 90 - Reprodução/Globoplay
Sérgio Malheiros como Diego em Verão 90 - Reprodução/Globoplay

A novela Verão90 apresenta uma releitura da sociedade brasileira no início da década da 1990. Interpretando Diego, SérgioMalheiros desabafou sobre uma cena onde seu personagem é revistado pela polícia e tem seus pertences revirados em uma situação clara de racismo.

Essa cena foi ao ar semana passada e eu recebi muitas mensagens de pessoas que já passaram por situações parecidas. Muitas, inclusive, não compreenderam inicialmente que isso se dá apenas pela cor da nossa pele. E é por isso que é tão importante falarmos mais e mais sobre o racismo". 

Sou muito grato pela oportunidade de representar nas telinhas o que é uma realidade diária de muitos (quase todos) jovens negros nesse país. Infelizmente era assim nos anos 80, nos anos 90 e ainda vivemos isso agora. Precisamos acabar com a ideia de que os corpos negros são um perigo eminente. Isso leva a equívocos absurdos como o que acabou de acontecer com o menino Pedro Henrique Gonzaga no supermercado Extra", disse Sérgio

Na cena, enquanto os passageiros brancos não são importunados, Diego e Dandara (DandaraMariana) tem seus pertences revirados por dois policiais.