Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / Brilhando na Espanha

Papo Aberto - Tiago Barbosa se desafia ao representar o Brasil na Europa

O ator foi convidado para ser o protagonista do musical O Rei Leão, em Madrid

Por Tainá Goulart Publicado em 15/10/2018, às 16h31 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papo Aberto - Tiago Barbosa - Reprodução Instagram
Papo Aberto - Tiago Barbosa - Reprodução Instagram

Imagina olhar uma das oportunidades mais importantes da sua vida no spam dos e-mails? Foi assim mesmo que Tiago Barbosa descobriu que seria o protagonista da versão espanhola do musical O Rei Leão. “Durante o intervalo de um dos espetáculos da Cinderella, eu abri a caixa de spam do meu e-mail, para limpar, e me deparei com um e-mail da Disney/Broadway me convidando para vir! Não acreditei!”, conta o ator, que viveu também a estrela da montagem brasileira, em 2013. Para ele, o primeiro desafio foi provar o porquê de ter sido escolhido para o personagem ícone. “Ninguém me conhecia! Apenas tinham o conhecimento de que eu era um rapaz, morador da favela, que a mãe vendia pipa e balas e que foi escolhido pela grande diretora Julie Taymor.”

Confira a entrevista completa do Papo Aberto com o ator!

CONTIGO - Como se deu essa mudança para a Espanha para fazer O Rei Leão?

TIAGO - Foi um período muito especial na minha carreira, que eu estava vivendo no Brasil. Eu estava em cartaz com o espetáculo Cinderella, pela primeira vez com dois personagens, e rompendo mais um diferencial na minha carreira, como o primeiro príncipe negro mundial dessa obra! Foi, então, que durante o intervalo de um dos espetáculos, eu abri a caixa de spam do meu e-mail, para limpar, e me deparei com um e-mail da Disney/Broadway me convidando para vir!

CONTIGO - Quais foram, até agora, os momentos mais desafiadores pra você, no palco e fora dele?

TIAGO - O primeiro grande desafio, sem dúvidas, foi provar o porquê eu tinha sido escolhido para viver esse personagem. Ninguém me conhecia! Apenas tinham o conhecimento de que eu era um rapaz, morador da favela, que a mãe vendia pipa e balas, e que foi escolhido pela grande diretora Julie Taymor. Mas não sabiam metade da minha jornada e busca como artista. O segundo momento mais desafiador da carreira, sem dúvidas, foi o final da temporada de O Rei Leão no Brasil, após duas grandes premiações como ator e começar uma nova jornada, que foi o espetáculo "Mudança de Hábito". Eu tive apenas um mês para me desintoxicar do Simba e mergulhar de cabeça num novo personagem.


Como Simba em O Rei Leão, ele recebeu a visita do jorgador de futebol Marcelo e de sua família, na Espanha

CONTIGO - Como foi fazer o papel que você fez aqui no Brasil, mas, agora, em outra língua?

TIAGO - Sabe aquele ditado que diz que tem coisas que você tem que provar duas vezes mais o porquê de estar naquela posição? Esse foi o meu caso. Infelizmente, a imagem que vendemos do Brasil é apenas do carnaval e festa. E, como brasileiro, tive (e tenho) todos os dias o compromisso de provar o porquê ocupo hoje essa vaga de protagonista do maior espetáculo mundial, aqui na Espanha. A língua de fato foi um elemento bem complicador no processo. Todo brasileiro acha que sabe falar em espanhol, e não é bem assim. Aqui você precisa falar e falar bem e ainda com o sotaque deles! Foi então que pedi uma professora de fonética 3x na semana, além das aulas no curso para dominar o idioma.

CONTIGO - De que maneira você lida com a saudade do Brasil?

TIAGO - Essa parte é muito difícil! Datas comemorativas, aniversário e momentos de comunhão da família que tínhamos, eu peço para que gravem e me enviem. Só assim me sinto mais perto e tento ser um participante de tudo que acontece com minha família. Sobre o Brasil, estou sempre lendo e buscando.

CONTIGO - O que passa na sua cabeça, ao refazer toda a sua trajetória, saindo do morro e atuando agora em Madrid?

TIAGO - Sabe aquela música que diz: Você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui? Eu me sinto orgulhoso por não ter tido vergonha em aceitar 100 reais de uma passagem para pegar um ônibus e ir fazer esse teste com mais de seis mil pessoas! Eu nunca vou deixar de dizer que venho de uma favela, que minha mãe vendia pipa e bala. Eu me sinto orgulhoso de não ter parado, de não ter buscado o caminho mais fácil. Orgulhoso de não desistir dos meus sonhos!


CONTIGO - Quais são as principais diferenças entre o teatro musical espanhol e o brasileiro?

TIAGO - Aqui vivemos o mundo BROADWAY! Isso aqui é uma máquina. Você precisa estar pronto o tempo todo! São nove shows por semana.  O Brasil respira arte, e temos que valorizar isso.