Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / Solidão

Eike Duarte fala sobre depressão de seu personagem em Malhação

Depois de oito anos tentando conquistar um papel na novela, o ator pegou o desafio de fazer um surfista misterioso

Por Tainá Goulart Publicado em 01/10/2018, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eike Duarte - Divulgação
Eike Duarte - Divulgação

O surfista Álvaro Borges, aluno do colégio Sapiência, se destaca por seu gosto pela literatura, mas, apesar de ser, aparentemente, uma pessoa solar, ele sofre de depressão. Eike Duarte, o ator por trás do personagem de Malhação - Vidas Brasileiras, conta como é um desafio interpretar um papel como este, que traz muitas discussões atuais. “É impressionante como de cinco pessoas com quem converso sobre a doença, duas já tiveram depressão. Eu, que nunca tive nem algo parecido, estou lendo muito a respeito, vendo filmes sobre o assunto e até sobre outros transtornos psíquicos e de humor, como a síndrome de borderline, para entender melhor essa energia que traz tanto sofrimento e afeta muitos jovens”, conta ele, que fez oito testes para a novela jovem. "Esta sendo uma realização profissional muito grande, pode fazer parte da maior escola da televisão brasileira."

Hoje, aos 21 anos, EIke tem muito o que contar sobre ir atrás dos sonhos desde pequeno, quando começou sua carreira no DVD Xuxa só para baixinhos 5. Uma das professoras da creche onde o ator estudava era assistente do Fly, coreógrafo dos programas da apresentadora. Vendo sua desenvoltura para dançar, ela fez a ponte para que o menino de sete anos participasse do DVD. "Vejo o quanto mais maduro como ser humano e como profissional me tornei. E o quanto foi importante ter vivido tudo isso que vivi na minha carreira, ter feito, filmes, séries novelas, mas não só as vitorias. Ter feito oito anos seguidos de testes para Malhação me ensinou que a reprovação é onde está o maior aprendizado e crescimento."

O aprendizado de tanto tempo na ativa também trouxe o olhar apurado para captar a essência de cada personagem, especialmente para Álvaro. "Tive contato com muitas pessoas que tiveram ou que têm depressão. Vi muitos depoimentos de pessoas que já se foram por causa da doença e percebi que ela é uma doença muito silenciosa e muito contestável", afirma ele. "É difícil você provar que tem essa doença ou até mesmo de você acreditar que possui e carregar isso com você. E isso pra mim, como ator, de poder buscar novas camadas, intensidade, desapego, solidão, frieza, disfarce em um só personagem está dando mais vontade e tesão pra viver esse Álvaro intensamente", explica ele, que ainda pode ser visto na minissérie Se eu fechar os olhos agora, dirigida por Carlos Manga Jr. (Manguinha), disponível no Now e com estreia prevista no Globo Play no próximo mês. Ele vive um jogador de futebol, Antônio, que não existe no livro homônimo de Edney Silvestre, no qual o novelista Ricardo Linhares se inspirou para criar a obra de 10 capítulos. O jogador terá como irmão, por parte de pai, o personagem de Milton Gonçalves, cuja voz irá guiar, como narrador, todo o desenrolar da história dramática. Ela começa com um assassinato brutal de uma mulher, nos anos 60, numa cidade da zona do café do Estado do Rio de Janeiro.