Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

De volta à TV, Luciana Vendramini fala sobre luta contra transtorno: ''Fiquei onze dias sem comer''

No ar em 'Espelho da Vida', atriz faz as pazes com a carreira e a saúde

Por: Bianca Portugal Publicado em 25/10/2018, às 16h18 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luciana Vendramini - Rafaelo Souza/ Divulgação
Luciana Vendramini - Rafaelo Souza/ Divulgação

Aos 47 anos, Luciana Vendramini se define hoje como uma modelo renascentista. Livre da ditadura do corpo, ela se orgulha ao dizer que seus seios são grandes e naturais, adora as suas curvas e confessa nunca ter feito nenhuma plástica. Uma das estrelas da novela das 6, Espelho da Vida, ela ainda habita o imaginário de muitos como a paquita do Xou da Xuxa (na verdade ela só fez teste, nunca chegou a ser efetivada) ou a primeira modelo menor de idade a posar nua para uma revista masculina, quando tinha 16 anos e teve autorização de seus pais. Mas, desde esse período, muito aconteceu na vida da atriz, que enfrentou cinco anos de tratamento para Transtorno Obssessivo Compulsivo (TOC) e duas hérnias de disco graves. “Meus fãs e amigos pediam muito a minha volta. Perguntavam muito se eu não ia fazer mais novela. Estou muito feliz com esta personagem porque interpretar é a minha paixão”, contou ela, cujo último trabalho na TV foi a novela Escrava Mãe, da Record TV, em 2016.

ETERNAMENTE MARAVILHOSA

Na trama de Elizabeth Jhin, 69, Luciana vive uma atriz de teatro quarentona que não aceita a idade. Na vida real, tudo é muito diferente. “Aos 26 anos, tinha muito medo de envelhecer.Hoje encaro tudo com muita naturalidade, idade não é um problema. Claro que mudei, mas o tempo foi muito legal comigo”, afirmou. Prova é que não é raro ler comentários como “cada dia mais jovem” ou “eternamente maravilhosa” em suas redes sociais. A personagem faz parte do núcleo cômico e Luciana tem contado com o velho amigo, Evandro Mesquita, 66, para ajudar na parceria e fazer o público rir. “Ele é um craque. A gente se diverte demais nos ensaios e nas gravações.”

SEM FILHOS

Durante cinco anos, Luciana lutou contra o TOC e nunca escondeu a doença. “Fiquei 11 dias sem comer. Tomava banho de 10 horas de duração. Você perde o controle das coisas, perde o trabalho, perde viver. A única coisa que resta para a gente, quando temos esse tipo de doença, é a verdade. Comecei com lavar as mãos, lavava muitas vezes. No dia seguinte, só levantava com o pé direito. São coisas irracionais, lógicas sem lógica. Não conhecemos a nossa mente”, desabafou ela. Além do TOC, Luciana enfrentou duas hérnias de disco que a impossibilitaram de fazer exercícios durante um ano e meio, apenas fisioterapia para a dor. “Foi inevitável engordar. Agora já posso fazer pilates e caminhadas”, explicou. Mas nada disso abalou o bom humor da atriz. Feliz ao lado de seu namorado, o psicanalista Francisco Borges, ela até se diverte com a profissão dele. “Antes não seria engraçado namorar um psicanalista, mas hoje é. E conversamos muito. Ele, inclusive, me ajuda a entender o que tive e a explicar melhor nas palestras que dou em hospitais e faculdades sobre a doença”, contou ela, que embora não descarte totalmente a ideia, acredita que não terá filhos. “Acredito muito que seria uma excelente mãe, mas ainda me falta coragem.”