Japa peruano: aprenda a fazer a receita que mistura camarão com abacate

A dica é do chef Carlos Alata, do restaurante Osaka

Por Renata Telles

Rock shrimp | <i>Crédito: Divulgação
Rock shrimp | Crédito: Divulgação
Requinte e sofisticação não faltam no restaurante Osaka, em São Paulo. A casa nikkei mistura a gastronomia japonesa com a peruana. No comando da cozinha desde 2013 está o chef Carlos Alata, 33 anos, que trouxe toda a tradição da sede, no Peru. Um dos destaques do cardápio é o Rock Shrimp. “Ele caracteriza bem a culinária nikkei pelo fato de harmonizar ingredientes peruanos, como a pimenta rocoto, e japoneses, como o massago (ovas de capelim) e o tempura de camarão. A iguaria fica cremosa e ao mesmo tempo crocante”, explica. O prato ainda é complementado com o abacate, que não falata na mesa peruana.

Ingredientes (2 porções)

 120 g camarão 
 80 g massa tempura 
 20 g massago (ovas de peixe)
 10 g de rocoto (pimenta peruana) 
 10 g de sriracha (pimenta tailandesa)
 25 g de abacate 
 50 g de maionese 
 1 punhado de brotos orgânicos 
 500 ml de óleo

Passo 1:  Em um recipiente, reserve o camarão já descascado e lave-o com água corrente, deixe escorrer e em seguida passe na massa tempura para empaná-lo. Em seguida, em uma panela, despeje o óleo e deixe aquecer. Assim que alcançar temperatura, adicione os camarões, que devem ficar submersos no óleo. Abaixe o fogo e frite até ganhar crocância.

Passo 2:  Prepare o molho em um bowl, misturando o massago, a sriracha, a maionese, a pimenta rocoto e bata com um garfo. Corte o abacate em fatias diagonais e, num prato raso, adicione o fruto, coloque os camarões e, com uma colher, despeje o molho por cima. Decore com folhas dos brotos orgânicos

02/07/2016 - 10:00

Conecte-se

Revista Contigo!
Coleção CARAS