Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Gaspacho de melancia: para espantar o calor!

Aprenda a receita clássica europeia. Quem dá a dica é o chef Alain Poletto, do Bistrot de Paris

Por Renata Telles Publicado em 22/01/2017, às 11h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gaspacho de melancia - Divulgação
Gaspacho de melancia - Divulgação
Nesse calor, é difícil escolher pratos quentes. Quanto mais frio, melhor. Por isso, nesta semana sugerimos a receita de um delicioso gaspacho, criado pelo chef Alain Poletto, 59 anos, do restaurante Bistrot de Paris, de São Paulo. “Na hora que estava desenvolvendo o cardápio de verão, me pareceu importante oferecer como entradas refrescantes sopas frias diferentes. 

As pessoas que não apreciam o gaspacho, geralmente, é devido à presença do pimentão, difícil na digestão. Então tive a ideia de substituir 90% deles por melancia afim de deixar a sopa muito mais suave, sem perder totalmente a identidade do gaspacho”, explica. No menu do restaurante há ainda mais duas opções: tomate e beterraba com quenelle de queijo de cabra e morango, tomates e muzzarela. 

Alain cresceu no hotel-restaurante de sua família na cidade de Thonon-les–Bains, França. Foi professor titular de gastronomia na Escola Hoteleira da cidade, uma das mais conceituadas do país, durante 21 anos. Em São Paulo desde 2002, foi sócio de restaurantes como Paola di Verona (2002 a 2007) e é sócio do Dalva e Dito. De 2009 a 2013, trabalhou como chef consultor especialista de grupo de supermercados.


Ingredientes: (5 porções)

 6 tomates italianos         
 4 xícaras de chá de melancia                          
 1/2 de pimentão verde                  
 2 dentes de alho                                
 2 colheres de sopa de aceto balsâmico                
 1/2 xícara de chá de azeite                              
 2 xícaras de chá de água                               
 3 colheres de sopa de pimentão amarelo brunoise
 Sal refinado a gosto          
 Pimenta do reino branca a gosto
 Bacon frito a gosto

Passo 1: Corte a melancia em pedaços pequenos e reserve. Tire a pele e as sementes do tomate e corte brunoise, repita o procedimento com o pimentão. Branqueie o alho por 10 segundos e corte ao meio. Junte esses ingredientes e deixar marinar sob refrigeração por 1 hora

Passo 2:  Retire a marinada da geladeira, coloque no liquidificador e bata em velocidade baixa. Acrescente o aceto balsâmico e o azeite e adicione água aos poucos até dar consistência. Tempere com sal e pimenta e armazene. Na hora de servir, coloque o gaspacho em um copo transparente e decore com o pimentão amarelo e o bacon frito