Elegância e equilíbrio: a combinação perfeita para um Ravioli de abóbora

A receita é do chef Matheus Viccino, do High Line Bar, localizado em São Paulo

Por Mariana Silva

Ravioli de abóbora | <i>Crédito: Divulgação
Ravioli de abóbora | Crédito: Divulgação
Inaugurado na Vila Madalena há menos de um ano, o High Line Bar tem tudo para ser considerado um excelente ponto turístico na capital paulista. Inspirado no parque suspenso de Nova York que, inclusive, leva o mesmo nome, o local une arte, música e gastronomia em quatro ambientes distintos: deck, bar, lounge e rooftop, somados a intervenções artísticas e noites animadas ao som de DJs badalados. O comando da cozinha fica nas mãos do chef Matheus Viccino, 27 anos, que traz pratos elaborados com originalidade e forte influência da gastronomia americana. “Queria um modo interessante para trazer os sabores distintos da polpa da abóbora, com toda sua sutileza de sabor, e a própria semente, torrada e salgada, com uma textura crocante e sabor mineralizado. O creme de gorgonzola unido aos brotos de agrião fazem com que o prato tenha elegância e força de expressão. Há um equilíbrio necessário, com a picância e o crocância natural do agrião, finalizando a harmonia do prato e criando seu próprio jogo de sabores e texturas”, explica.

RAVIOLI DE ABÓBORA
Ingredientes (4 porções) 

 600gr de ravioli recheado de abóbora
 300gr de queijo gorgonzola 
 100gr de queijo parmesão 
 2 xícaras de creme de leite fresco
 1 maço pequeno de mini agrião
 2 col (sopa) de semente de abóbora 

- Massa
 250 gr de 
farinha de trigo
 5 ovos
 150 gr de farinha 
de sêmola

- Recheio
 ½ abóbora cabotiá
 1 col (café) de canela 
 Sal a gosto
 Pimenta do reino a gosto
 2 col (sobremesa) de manteiga

Passo a passo
1) Embrulhe a abóbora em papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 min ou até que esteja macia. Ainda quente, abra 
o alumínio, retire a polpa descartando as sementes e reserve. Em uma panela pequena, derreta a manteiga e deixe-a no fogo até ficar amarronzada. Esmague a polpa grosseiramente com um garfo até obter um creme empelotado. Tempere-o com canela, sal, pimenta do reino a gosto e a manteiga “queimada”

2)  Para fazer a massa, misture as duas farinhas e abra um buraco no meio. Acrescente os ovos e bata ligeiramente, incorporando a farinha até obter uma mistura homogênea. Para finalizar, abra a massa com um rolo, corte no formato que desejar e recheie com a pasta de abóbora

3) Em uma panela média, aqueça o creme 
de leite fresco até atingir ponto de fervura. Desligue o fogo e coloque o queijo gorgonzola. Despeje a mistura no liquidificador e bata até atingir a consistência de um creme liso. Reserve. Para os crocantes, rale o parmesão em formato fino e espalhe em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja dourado. Deixe esfriar e em seguida quebre as lascas rusticamente com as mãos. Cozinhe a massa em água fervente e aqueça o molho. 
Para servir, disponha a massa no prato, cubra 
com o molho, decore com o crocante de parmesão, as sementes de abóbora e o mini agrião

19/04/2017 - 13:02

Conecte-se

Revista Contigo!