Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Recado do Jorge Brasil: Confira a crítica sobre a série ‘Infratores’, do 'Fantástico'

Novo quadro do dominical desfilou bom humor e irreverência para tratar um assunto sério como o desrespeito às leis de trânsito

Jorge Luiz Brasil Publicado em 28/08/2018, às 20h01 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O elenco é um dos pontos altos da série - Divulgação Globo
O elenco é um dos pontos altos da série - Divulgação Globo

Na dramaturgia, a arte mais difícil e ser executada é, sem dúvida, o humor. Para uma comédia funcionar, ela precisa seguir uma receita simples, mas ao mesmo tempo sofisticada, em que nenhum ingrediente pode ficar fora do lugar. Se você adiciona pouco tempero, vai faltar graça. Mas se tem condimentos em excesso o risco é culminar numa caricatura grotesca! ‘Infratores’, a nova série do ‘Fantástico’ triunfou logo em seu episódio de estreia (no domingo 26) por conseguir navegar nessa linha tênue que separa o bom gosto do chulo! O programa parte de uma premissa especialmente séria: o completo desrespeito às leis de trânsito no Brasil. Escrito por Leandro Soares, com direção de Luciana Oliveira, ‘Infratores’ mistura com muita eficiência ficção com imagens e depoimentos reais.

O cenário da série é autoescola de Bibiana (Claudia Gimenez), que dá aula para condutores que perderam sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). São eles: a ricaça abusada Marilu (Betty Faria), a insana Débora (Mariana Santos), o imprudente Tony (Márcio Vito) e o sensível Rael (Douglas Silva). Cada um sem um pingo de responsabilidade na condução de seus veículos. A história faz importantes alertas sobre as violações da leis do código de trânsito, mas de foram inteligente e bem humorada. E a “infratóloga”, Bibiana, garante ter muita paciência com seus alunos, mas usa de uma técnica pouco usual para reforçar seus ensinamentos: um bom tapa na cara (risos).

O elenco é impecável. Mariana brilha com a típica patricinha, que não vê nada além do próprio umbigo e Márcio dá show como o dissimulado Tony. Douglas faz um gay óbvio, mas sua atuação não compromete. Estrela cintilante, Betty faz miséria com os absurdos ditos por sua Marilu e garantiu ótimos momentos para o público. Já Claudia está em casa, sabe como manipular a comédia como ninguém e, mesmo quando não tinha fala na cena, rouba cena com suas caras e bocas. É o tipo de comediante que faz falta em nossa telinha. Muito curtinho, ‘Infratores’ deixou um gostinho de quero mais.  Se você perdeu o episódio de estreia dá uma conferida na Globo Play. Não vai se arrepender!