Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

No Dia dos Professores, 20 mestres que marcaram a TV

Homenagem para os educadores que deveriam ser reverenciados e respeitados o ano todo

Jorge Luiz Brasil Publicado em 15/10/2018, às 12h54 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcelo, Leonor e Gabriela são os atuais mestres da telinha - Divulgação
Marcelo, Leonor e Gabriela são os atuais mestres da telinha - Divulgação

Profissão das mais importantes e menos valorizadas em nosso país, os educadores mereciam homenagens diárias. Mas hoje, no Dia dos Professores, vamos reverencia-los lembrando 21 mestres que marcaram a história de nossa televisão. Começamos pelo quarteto de Malhação: Vidas Brasileiras, Marcelo (Bukassa Kabengele), Leonor (Bianca Rinaldi), Gabriela (Camila Morgado) e Brigitte (Marianna Armellini), professores abnegados e apaixonados pelo seu ofício, que, diariamente, nos mostram as dores e delícias de ensinar alguém. Vamos aos outros!  

Professora Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), de Malhação Viva a Diferença (2017)
Enquanto o marido, Bóris (Mouhamed Harfouch) orientava os alunos do particular Colégio Grupo, Dóris era a professora e diretora do Cora Coralina, uma escola estadual carente de tudo. Menos de amor e dedicação à educação.

Professora (Dira Paes), de Velho Chico (2016)
Professora em Grotas, Beatriz era destemida e lutava sem medo pelos direitos da população local, enfrentando os políticos corruptos da cidade. Tanto que, no final, acaba se tornando a prefeita de Grotas.

Professora Juliana (Bruna Linzmeyer), de Meu Pedacinho de Chão (2014)
Vivida por Renée de Vielmond, na versão original de 1971, Juliana ganhou o corpo e a alma de Bruna nessa versão com um pé nos contos da fada. Ainda assim, a personagem representava a força da educação frente aos desmandos do Coronel Epaminondas (Osmar Prado), na pequena cidade de Santa Fé.

Professora Helena (Rosanne Mulholland), de Carrossel (2012)
Apaixonada por sua profissão, Helena era a professora do terceiro ano da Escola Mundial e, além de devotada às aulas, ela também se envolvia nos problemas pessoais de seus alunos.


Professor Alexandre (Rodrigo Hilbert), de Fina Estampa (2012) – Durante as aulas de neurociência, o professor gato leva suas alunas à loucura e acaba se envolvendo com Patrícia (Adriana Birolli), quando ela se separa de Antenor (Caio Castro).

Professora Margarida (Cleo Pires), de Ciranda de Pedra (2008)
Mais do que uma professora, a meiga e dedicada Margarida era uma mãe para seus alunos.

Professora Suzana (Carolina Dieckmann), de Três Irmãs (2008)
Irmã adotiva de Alma (Giovanna Antonelli) e Dora (Cláudia Abreu), dava aula de Geografia na escola de Caramirim e sempre foi muito querida e respeitada pelos alunos.

Professora Miriam (Gabriela Duarte), de Sete Pecados (2007)
Ao lado de Vicente (Marcelo Novaes), Miriam enfrentava com doçura e persistência os alunos revoltados da escola onde foi trabalhar.

Professora Raquel (Helena Ranaldi), de Mulheres Apaixonadas (2003)
O principal núcleo dessa novela de Manoel Carlos era o colégio de segundo grau, Escola Ribeiro Alves (ERA), cujos proprietários eram os irmãos Lorena (Susana Vieira), professora de História, e Téo (Tony Ramos), de Literatura. Lá trabalhavam Helena (Christiane Torloni), que, além das aulas de História era a diretora, e Santana Gurgel (Vera Holtz), professora de Religião e Geografia, que sofria de alcoolismo. Raquel (Helena Ranaldi) se juntava ao grupo, como professora de Educação Física, fugida do marido violento, Marcos (Dan Stulbach), que a espancava com uma raquete de tênis. Marcos vem atrás de Raquel, que, a essa altura, se apaixona por seu aluno. Fred (Pedro Furtado).

Professor Edmundo (Ângelo Antônio), de O Cravo e a Rosa (2000)Como no clássico Cyrano de Bergerac, Edmundo escrevia as poesias com as quais o malandro bonitão, Heitor (Rodrigo Faro), seduzia Bianca (Leandra Leal). Professora da moça, o tímido mestre se apaixonou por sua pupila, mas não tinha coragem de se declarar.


Professor Pasqualete (Nuno Leal Maia), de Malhação (1999 a 2005)
Outro professor inesquecível na galeria de personagens de Nuno Leal Maia. O simpático professor de português formou várias gerações de alunos da novela jovem da Globo.


Professor Romão (Luigi Baricelli), de Malhação (1995)
Na primeira temporada de Malhação, Romão dava aulas de judô e era sensação entre as alunas.

Professora Lu (Leila Lopes), de Renascer (1993)
A doçura em forma de gente, Lu alfabetizava os moradores de uma localizada rural e sem acesso à educação. Ela enfrentava a oposição de alguns poderosos que não se interessavam em ver seus funcionários com acesso à informação.

Professor Caio (Antonio Fagundes), de Rainha da Sucata (1990)
Tímido, gago e atrapalhado, o professor e arqueólogo era muito amigo da irmã bibliotecária, Mariana (Renata Sorra0h), mas vivia se metendo confusão por conta da noiva, Nicinha (Marisa Orth), e da sensual Adriana (Claudia Raia).

Professor Raimundo (Chico Anísio), da Escolinha do Professor ísio), da Escolinha do Professor Raimundo (1990 a 1995 e 2001)
Comandar uma sala de aula, repleta dos mais malandros e trambiqueiros alunos nunca foi uma tarefa fácil. Mas, apesar do salário ó... Nanico, Raimundo nunca deixou a peteca cair.

Professora Clotilde (Maitê Proença), de O Salvador da Pátria (1989)
Foi graças às aulas de sua professorinha que Sassá Mutema (Lima Duarte), um caipira puro e ignorante adquire educação para sair da realidade miserável em que vive na pequena Tangará.

Professor Fábio (Nuno Leal Maia), de A Gata Comeu (1985)
Admirado por todos os seus alunos, o personagem era um exemplo de conduta dentro da sala da aula. Já na relação com Jô Penteado (Christiane Torloni)... Era um Deus nos acuda!

Professor Astromar Junqueira (Rui Resende), de Roque Santeiro (1985)
Ficou famoso em Asa Branca por ter escrito um folheto em versos alexandrinos contando a história da cidade, e pelos boatos de que vira lobisomem após a meia-noite. É presidente do Centro Cívico Asa Branquense.


Professor Girafales (Rubén Aguirre), de Chaves (1971 a 1980)
Eterno apaixonado por Dona Florinda (Florinda Meza), mãe de seu aluno Kiko (Carlos Villagrán), ele fazia de tudo para ensina sua turma. Mas era uma tarefa das mais hercúleas.