Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Jorge Brasil: Tragédia em 'Orgulho e Paixão'. Virgílio mata o próprio pai, Gaetano

O italiano impede que o filho mais velho atire em Ernesto e acaba sendo alvejado pelo vilão

Jorge Luiz Brasil Publicado em 10/09/2018, às 16h15 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O italiano morre para salvar o filho do meio - Divulgação Globo
O italiano morre para salvar o filho do meio - Divulgação Globo

Muitas lágrimas irão rolar em Orgulho e Paixão a partir de hoje. Ao descobrir todos os crimes cometidos por Virgílio (Giordano Bechelini), Ernesto (Rodrigo Simas) vai tomar satisfações com o irmão. “Virgílio! Desgraçado! Você tentou matar Elisabeta (Nathalia Dill) e Darcy (Thiago Lacerda), torturou Mariana (Chandelly Braz)?! Confessa, bandido, confessa!”, grita. O capanga de Xavier (Ricardo Tozzi), que está cortando lenha solta o machado, enquanto Gaetano (Jairo Mattos) se choca com o que ouve. “Teu filho mais velho é um assassino”, confirma Ernesto

Virgílio fica uma fera e os dois partem para a briga. Como apanha, Virgílio tenta pegar o machado, que Ernesto chuta para longe. “Não é minha melhor arma. Sou bom mesmo é de alvo. E o próximo vou fazer em Elisabeta e Ema (Agatha Moreira) juntas! Assim, dou um alívio àquela graça de Baronesinha! Se livrar do marido loroteiro que arrumou!”, debocha o vilão. Ernesto derruba o irmão e começa a soca-lo sem parar, entre lágrimas e gritos. “Parem, parem com isso por ordem de Dio!”, implora Gaetano.. É quando Ema e Luccino (Juliano Laham) chegam, alarmados. “Ernesto! Não faça uma coisas dessas com sua vida! Olha pra mim, sua esposa!”, pede Ema. “Parem! Nossa mama não merece isso!”, completa o mecânico.

Ernesto deixa o irmão caído no chão, olha suas mãos ensanguentadas, depois para Ema e chora, desconsolado.Virgílio se levanta e tira a arma do coldre, para o terror geral. Ele aponta para Ernesto e Luccino se põe entre os dois irmãos. Em câmera lenta, Gaetano vê os três filhos correndo risco e grita: “Mios bambinos... Nãããããããoooo!!!!”. Ele pula no braço de Virgílio e se atraca com ele... Um tiro é ouvido e fica um silêncio absoluto. Gaetano desmorona no chão. Ernesto desespera e corre para acudi-lo. Põe a cabeça dele em seu colo e chora. “Pai, pai, fala comigo!”, grita ele, que constata que Gaetano foi baleado na barriga e põe sua mão sobre a ferida ensanguentada.

Luchino quer ir pedir ajuda, mas Gaetano o impede: “Não há mais tempo. Cuidem da mamma”. E morre nos braços do filho. Luchino e Ernesto se abraçam e soluçam juntos, ajoelhados ao lado do corpo do pai. Ema em pé esbugalhada, chora compadecida e bota uma mão na cabeça de cada um. Apavorado, Virgílio olha Gaetano mais uma vez e sai correndo e vira um foragido. Xavier chega e manda retirar o corpo do empregado de sua propriedade. Ernesto grita que ele não tem compaixão e o vilão é irônico: “Não fui eu que matei meu próprio pai, como parece ser o caso, italianinho desaforado!” Ernesto urra e acerta um soco em Xavier, que cai.

Depois que a polícia chega, Xavier ainda tenta acusar Ernesto de agressão, mas Rômulo (Marcos Pitombo, que tenta salvar o pai do amigo, convence o delegado Baltazar a perdoar o italianinho sangue quente. Cabe, então, a Ernesto seguir para o momento mais difícil de sua vida: dar a notícia a Nicoletta (Rosane Gofman). “Mamma... O papa... o papa morreu”, lamenta. “Gaetano? Mio Gaetano morto? Não... não!”, se desespera a italiaa, que começa a chorar, vai caindo no chão, de joelhos. Ernesto a abraça. Ema chora com os dois. O enterro é igualmente emocionante, por isso, você reserve muitas caixas de lenços de papel. Vai precisar!