Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Jorge Brasil: ‘Segundo Sol’, urgente! Roberval vai para a cadeia

Laureta e Severo armam para o empresário ser acusado por tráfico de diamantes e Zefa dá na cara do amante e ainda o deixa sem grana

Jorge Luiz Brasil Publicado em 02/10/2018, às 18h47 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberval sai algemado por Viana e é levado para a delegacia - Divulgação: Estevam Avellar/Globo
Roberval sai algemado por Viana e é levado para a delegacia - Divulgação: Estevam Avellar/Globo

Depois de vários capítulos com Karola (Deborah Secco) como protagonista, dessa vez é Laureta (Adriana Esteves) quem está no centro dos acontecimentos de Segundo Sol. Depois de matar Galdino (Narcival Rubens) e deixa Luzia (Giovanna Antonelli) entretida com sua falsa filha, Emily (Lucélia Pontes), a cafetina volta sua artilharia para cima de Roberval (Fabricio Boliveira). E, com a ajuda de Dominick (Licínio Januário) e Severo Athayde (Odilon Wagner), ela consegue fazer o inimigo ser preso como traficante de diamantes. O primeiro passo da megera é libertar Dominick da cadeia e conseguir com ele uma maleta de diamantes e dicas sobre o tráfico das pedras preciosas. Em seguida, ela apela para o pai de Roberval. “Severo, bode velho! É hoje que a gente pega Roberval de jeito! Acabei de receber uma informação preciosa, muito preciosa. Tenho uma missão pra você!”, avisa a megera.

Laureta, então, entrega a maleta para Severo e instrui sobre o que fazer. O falso vai até sua antiga mansão, com a desculpa de saber informações sobre a saúde de Rochelle (Giovanna Lancellotti). O motorista de Roberval traz uma caixa de charutos, que na verdade está cheia de diamantes. Com pressa, Roberval sai e deixa o objeto na mesa. Severo pega a caixa, confere seu conteúdo e corre para o quarto do filho, abre o armário e retira o fundo falso dele, revelando um cofre. Ele coloca a caixa lá dentro e sorri satisfeito. “Já guardei a muamba em meu cofre que fica camuflado dentro do meu guarda-roupa. Roberval nem sonha que os diamantes estejam lá!”, avisa ele ao encontrar Laureta.

O próximo passo da vilã é avisar ao delegado Viana (Carlos Betão). “Dê uma batida na casa De Severo Athayde, que agora pertence a Roberval. No quarto que foi de Severo tem um cofre malocado dentro do armário, é lá que ele esconde o produto do tráfico. Não tem erro, Viana, é melzinho na chupeta esse meu regalinho!”, instrui a megera. “Você é demais, Laureta, e eu fico muito agradecido”, responde o policial. “Uma mão lava a outra, Viana, estamos fechados, juntos!”, comemora a peste.

Depois de ir visitar Rochelle no hospital e ela revelar que havia mentido sobre a agressão e tentativa de estupro, Roberval chega mais feliz em casa. “Foi um alívio, sim, minha mãe, Rochelle ter contado a verdade e me livrado dessa acusação absurda de estupro. Mas me sinto aviltado por Edgar (Caco Ciocler) e Karen (Maria Luísa Mendonça) acreditarem que eu seria capaz de cometer uma atrocidade dessas!”, se queixa ele a Zefa (Claudia Di Moura). “Em consideração à senhora, minha mãe, eu estou pensando em dar mais uma chance a ele, deixar que Severo volte pra casa”, diz ele sem imaginar que seu pai o esfaqueou pelas costas de novo.

A campainha toca, Zefa abre e Viana entra com seus homens. “Mas o que é isso?!”, reclama Roberval. “Um mandado de busca e apreensão. Recebemos uma denúncia anônima contra você, Roberval Santos, de contrabando de diamantes. Vamos lá cumprir a ordem do juiz: comecem revistando aqui embaixo enquanto eu cuido da parte de cima da casa! Pente fino!”, ordena o delegado. Roberval protesta, mas não se preocupa. Pelo menos até Vina ir até seu quarto e abrir seu armário e achar o cofre. Ele pede o segredo, mas Roberval se surpreende porque não sabia da existência do cofre.

Viana saca a arma e dá um tiro bem na fechadura. O cofre abre, ele tira de dentro a caixa com os diamantes, deixando Roberval em choque. “Você pode explicar o que significa isso? Roberval dos Santos, o senhor está preso por contrabando de diamantes!”, comunica. Apesar de Roberval jurar que nada disso pertence a ele, acaba sendo algemado e conduzido pelos policiais para a delegacia. É claro que Severo faz questão de ver a desgraça do filho e aparece na mansão a tempo de ver o filho algemado. “Estão se sentindo vingados? Eu fui traído, apunhalado pelas costas! Isso foi coisa do senhor, não é, doutor Severo? Foi o senhor que armou essa arapuca!”, acusa. “Não tenho nada a ver com isso, mas devo admitir que estou feliz, sim, a justiça está sendo feita!”, responde Severo. “Só pode ter sido o senhor que plantou os diamantes, só o senhor sabia da existência daquele cofre escondido no armário, do segredo dele!”, afirma o empresário.

Manuela (Luísa Arraes) e Karen ficam do lado de Roberval, enquanto Zefa só chora. “Você teve alguma coisa a ver com isso, Severo Athayde?”, pergunta Zefa. “Não, como eu poderia ter? Nem moro mais aqui! Era só o que faltava você vir me acusar, seu filho está fazendo contrabando e você acha que a culpa é minha?”, disfarça Severo, que vai atender a um telefonema misterioso, que Zefa tenta escutar. Ela visa que precisa sair e Zefa quer ir atrás dele. “Tenho até medo de dizer, mas... Ah, Manu, o Severo... acho que ele tá envolvido, sim, na prisão de Roberval... Tecebeu uma ligação estranha, agora, tava cheio de mistério... Eu acho que vou seguir ele pra ver com quem vai se encontrar!”, avisa ela, que aceita a companhia de Manu.

E as duas veem Severo encontrar Laureta num restaurante e fazer um brinde com ela. “Abri mão dos diamantes pela alegria de ver Roberval se trumbicar, não imagina o prazer que tive em ver o negrinho arrogante ser levado algemado pra cadeia! Mal pude me conter! Tim-tim, Laureta!”, debocha ele. “Santo Deus, é aquela diaba daquela cafetina...”, se choca, Zefa. “Ela tá por trás da prisão de minha mãe lá no Boiporã. É uma das maiores bandidas da Bahia, uma verdadeira demônia! Ela deve estar junto com meu avô nessa história de Roberval!”, completa Manu, que vê a vilã entregando uma mochila a Severo.

Muito confiante, o velhote volta para a mansão com a mochila e Zefa chega logo depois. “Mas é muita cara de pau mesmo.... O que é que você tava fazendo com aquela cafetina, Severo?”, grita ela, que arranca a mochila, a abre e despeja o dinheiro no chão, deixando todos passados. “Foi por esse dinheiro que você vendeu nosso filho praquela cafetina? Hein? Foi por esse dinheiro sujo?”, reclama Zefa, que mete a mão na cara do ex-amante quando ele tenta pegar o dinheiro. “Bati! E vou bater de novo! Uma pessoa que faz o que você faz merece apanhar! Você armou pra prenderem Roberval, seu próprio filho!”, chora ela.

Severo se ofende, chama Zefa de empregadinha. “Quando eu conheci, andava descalça, tinha a barriga cheia de verme! Era uma morta de fome! Eu que dei o primeiro par de sapato pra ela! Eu tirei você da miséria, eu te dei tudo! Uma casa, filhos, tudo!”, ofende. “Filhos que você queria que eu tirasse! É isso mesmo, Edgar! Eu não sou maluca! Severo queria que eu abortasse você e Roberval! Você não ia estar aqui se dependesse da vontade dele!”, revela. “E eu tava certo! Teria sido melhor! Pra quê esses filhos imprestáveis? Um bandido e um encostado que ainda me deu uma neta que é uma psicopata!”, grune o vilão.

Zefa não abaixa a cabeça para o empresário falido. “Foi a vida que eu escolhi! Eu só não admito uma coisa: você ter traído Roberval depois de tudo que ele já sofreu! Onde já se viu, um pai corrupto que manda um filho injustamente pra cadeia!? É por isso aqui que você vendeu a cabeça do seu filho praquela cafetina? Foi por esse bando de papel? Eu só não rasgo essa porcaria porque Rochelle precisa de dinheiro pra pagar o tratamento dela no hospital!”, comunica Zefa, que volta a esbofeteá-lo. “Fora daqui! Fora! Vai embora dessa casa! Fora!”, berra ela. “Vocês vão todos pagar! Vocês ainda vão se arrepender pelo que fizeram, vocês vão me implorar de joelhos pra eu voltar pra essa casa!”, pragueja ela, indo embora revoltado.