Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Jorge Brasil: Direto de ‘O Tempo Não Para’! Dom Sabino arruma um emprego, mas logo é despedido

O ex-congelado aceita trabalhar como garçom e faxineiro da padaria, mas acaba brigando com um cliente

Jorge Luiz Brasil Publicado em 19/09/2018, às 18h09 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-nobre resolve deixar o orgulho de lado - Divulgação Globo/Estevam Avellar
O ex-nobre resolve deixar o orgulho de lado - Divulgação Globo/Estevam Avellar

Teimoso de marca maior, Dom Sabino (Edson Celulari) continua vivendo das glórias o passado em O Tempo Não Para. Mas ganhará um choque de realidade depois de um embate com Cesária (Olívia Araújo). A ex-escrava vai jogar na cara do antigo dono tudo aquilo que guardou durante os últimos 132 anos. “O senhor é tão teimoso, mas tão teimoso, que parece uma mula manca. Manca, véia e vesga. Não enxerga, não escuta e não sabe pra onde vai... O senhor só fica pensando no tempo passado, que nem uma velha banguela que quer comer rapadura mas não pode mais mastigar...”, detona. Apesar de achar o desabafo de Cesária uma afronta, Dom Sabino reconhece que ela está certa. E toma uma decisão radical enquanto não consegue recuperar todos os seus bens: ele vira garçom e faxineiro da padaria onde Gabiru (João Fernandes) trabalha. Agora que tem em quem dar ordens, o rapaz se sente o poderoso da Freguesia do Ó e Dom Sabino tenta enfrentar tudo com resiliência.

E a primeira da família que descobre que o pai arrumou um emprego é justamente Marocas (Juliana Paiva), que foi fazer um lance com Paulina (Carol Macedo). A menina fica chocada ao ver o pai servindo mesas, mas ele avisa que deixou a soberba de lado para conseguir sustentar sua família. “Pai, o que você está fazendo aqui”, pergunta a moça, supresa. “Marocas... É um serviço temporário. Que paga. E nós precisamos de dinheiro... Minha filha... Esta é uma época em que as pessoas andam seminuas... Comem peixe cru, tostam ao sol como cactus e onde as mulheres tomaram o controle... Eu sou apenas um pobre homem da Vila de Piratininga... Um matuto da Freguesia do Ó... Ainda tenho muito o que aprender”, desabafa ele, que recolhe os pratos sujos. Marocas observa, entre orgulhosa e emocionada. “Eu só tenho um dever, minha querida... Alimentar a minha família e cuidar para que nada aconteça às minhas filhas. Não se preocupe comigo, minha filha. Todo trabalho é digno”, conclui, saindo com a bandeja cheia, meio atrapalhado, mas se esforçando.

Já Gabiru não perde tempo para mostrar seu poder. “Ô, seu Sabino, vai ficar aí o dia todo vendo televisão?... Precisa lavar os banheiro!”, ordena, dando a ele um esfregão e um balde. “Tem que deixar tudo brilhando!”, completa o rapaz. Dom Sabino deixa o banheiro brilhando, recolhe as coisas e sai. Um sujeito entra abruptamente, antes que ele consiga voltar para pear um produtor de limpeza. Dom Sabino esperando, impaciente. O rapaz finalmente sai, o funcionário entra de novo e fica horrorizado com o que vê. Ao redor, tudo está uma bagunça: papeis fizeram a descarga transbordar, o cesto de lixo está virado, etc. Ele reage, furioso, e sai. Dom Sabino pega o cliente sem educação, o derruba e o arrasta pelos pés No banheiro, o nobre enfia a cabeça dele na privada, feito um desentupidor. O homem reage, inutilmente.

O ato “educacional” acaba prejudicando o “professor”. “Deu ruim, Dom Sabino... O patrão mandou o senhor embora”, avisa Gabiru. “Eu estava apenas dando uma lição no porcalhão...”, justifica o marido de Agustina (Rosi Campos). “O chefe ficou fulo da vida... O cliente tem sempre razão!”, sentencia o garoto. Dom Sabino assente e vai saindo, tristonho. “Até mais ver, Gabiru. Você foi um bom companheiro de trabalho!”, agradece. Sensibilizado, Gabiru o chama de volta. “Dom Sabino!. Eu queria dividir a minha gorjeta do dia com o senhor... Eu faço questão!”, afirma o jovem, enfiando na mão de Dom Sabino um punhado de notas miúdas. O ex-ricaço vai embora agradecido e emocionado.