Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Cozinha em Família

Carolina Ferraz e a filha Valentina preparam ceia de Ano Novo com toque gourmet para impressionar

Por Bianca Portugal Publicado em 31/12/2015, às 12h10 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carolina Ferraz e a filha, Valentina - Robert Schwenck
Carolina Ferraz e a filha, Valentina - Robert Schwenck
É o espocar do champanhe que marca o início da ceia de Ano Novo para a atriz Carolina Ferraz, 47 anos. A bebida, segundo ela, é o principal ingrediente da noite. "Muito", frisa a atriz. Pura modéstia! O que a família e os amigos mais anseiam mesmo são os pratos que Carolina cria para a ocasião. Um talento que, inclusive, já alcançou mais uma geração da família Ferraz. A própria atriz, que já havia herdado o gosto pela gastronomia de sua mãe, Giscelda, agora divide o fogão com sua filha mais velha, Valentina, 20 (Carolina também é mãe de Isabel, de 7 meses). "Valentina adora cozinhar. E, ao contrário de mim, adora fazer doces", contou a atriz. Quem acompanha seu programa do canal a cabo GNT, Receitas de Carolina, vai confirmar a sintonia da dupla na cozinha. Juntas, elas preparam uma saborosa ceia de Ano Novo.
A comida preferida de Valentina no final do ano é rabanada.Mas, junto com a mãe, elas preparam uma ceia completa para familiares e amigos. Sempre seguindo o estilo de Carolina: receitas simples com um toque gourmet para dar uma 'impressionada' nos convidados. Embroa não tenha nenhuma superstição, Carolina faz questão de seguir todas as tradições no Ano Novo. 'Não custa nada, né minha gente?", se diverte. Sendo assim, lentilha não pode faltar. O toque diferente fica por conta dos temperos, curry e raspas de limão. A atriz gosta de manter o programa artesanal. Ela mesma cuida de cada prato pessoalmente e testa em casa antes de mostrar para o público. "Sinto um prazer enorme", resume Carolina. Desta vez, a sobremesa ficou por conta de Valentina. Porque, como a atriz costuma dizer, se cozinhar é um ato de amor, nada melhor que dividir o gesto com sua própria filha.

As Receitas de Carolina
A atriz preparou os pratos salgados e Valentina ensinou a fazer as tartelettes

Lentilha com Salmão



Ingredientes (4 pessoas)
- 100 g de lentilha de puy
- 2 folhas de louro fresco 
- 40 g de manteiga
- 1 cebola picada
- 1/2 colher de curry
- 50 ml de vinho branco seco
- suco de 2 limões e raspas
- sal e pimenta a gosto
- 300 g de filé de salmão
- 150 g de açúcar demerara
- 150 g de sal grosso
- 3 colheres (sopa) de endro

Modo de preparo: Pré-cozinhe as lentilhas. Refogue a cebola e o louro na manteiga. Acrescente as lentilhas e refogue por 3 minutos. Acrescente o vinho e o limão. Abafe. Tempere com sal, pimenta, curry e rapsas de limão. 
Salmão: Misture o açúcar e o sal e cubra o salmão. Deixe na geladeira por dois dias. Fatie e tempere com endro.

Tartelettes de Limão e Brigadeiro



Ingredientes (15 unidades)
- 1 pacote de biscoito maizena
- 100 g de manteiga
- 1 e 1/2 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1/2 xícara de suco de limão
- 500 g de brigadeiro

Modo de preparo: Processe o biscoito com a manteiga até obter uma farofa molhada. Pressione a mistura em formas individuais e leve ao forno por 5 minutos. Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de limão. Misture o creme de leite até ficar homogêneo. Divida os recheios das forminhas e leve a geladeira por 20 minutos.