Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Sonia Abrão: "Hoje, qualquer um pode falar o que pensa"

No comando do A Tarde é Sua na Rede TV! há 11 anos, a aprensentadora não tem medo de críticas e analisa o atual momento da sociedade, em que as redes sociais dão voz a qualquer pessoa

Por Mariana Silva Publicado em 01/06/2017, às 17h27 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sonia Abrão - Rogério Pallatta/CONTIGO!
Sonia Abrão - Rogério Pallatta/CONTIGO!
Há 11 anos no comando do A Tarde é Sua, na RedeTV!, Sonia Abrão, 56 anos, já tentou, mas ainda não conseguiu entender o motivo pelo qual recebe tanto carinho do público. Atualmente, o programa é referência da TV brasileira dentre os vespertinos do gênero. “Quando completamos dez anos, paramos para pensar o que atrai tanta gente assim. É uma atração diária, o pessoal já podia ter cansado (risos). Alguma coisa fazemos certo. O que é, eu não sei”, diz ela, que reconhece a parceria com a equipe e se dedica cerca de 12 horas diárias ao programa. Mas, quando não está trabalhando, Sonia é caseira, gosta de curtir a companhia da família e do filho, Jorge Abrão, 24. Solteira, ela revela que a idade a ensinou a conviver bem com a pessoa que mais ama: ela mesma. No segundo semestre, a apresentadora pretende, inclusive, lançar um livro de poemas intitulado Aos Homens Que Amei, baseado nas histórias que já viveu. “São poeminhas que mulheres apaixonadas normalmente se identificam”, revela à CONTIGO!. Confira os melhores trechos do bate-papo! 


Aos 56 anos, Sonia Abrão dispensa procedimentos estéticos: “Olho no espelho e me reconheço”

COMPANHIA PARA O CAFÉ “De alguma forma, sempre fomos alguém com quem as pessoas compartilham os assuntos, aquela companhia para o café da tarde. Quando me encontram na rua, querem saber o desfecho da novela, algo sobre a vida do artista, sobre os bastidores... Recebo tudo quanto é pergunta! Mas sempre é um papo muito gostoso, independente do tipo de programa que vai ao ar.”

COVEIRA, EU? “Isso foi um rótulo que o pessoal tentou colocar e não conseguiu (durante um período, ela falava sobre os casos de maior repercussão no noticiário policial, como assassinatos, no ar). Quem mais me criticava era a imprensa, não o público. Afinal, são pessoas que me acompanham há muito tempo, temos um relacionamento diferente. Sempre recebo uma abordagem carinhosa, mesmo quando discordam das coisas. Fui muito mal acostumada pelo meu público (risos).”

RESPONSABILIDADE PARA FALAR “Nunca recebi processos. Mas isso não quer dizer que eu não vá receber. Quem está na chuva é para se molhar, né? Mas é tranquilo para mim. Tenho muita responsabilidade com as coisas que eu falo e como eu me posiciono e, apesar de ser no improviso, conheço o limite. O processo está aí e pode ser feito, sim. Se acontecer, farei minha parte e acabou, vida que segue. Nunca fui grilada com esse tipo de coisa.”

AMIGA DOS FAMOSOS “É muito difícil alguém negar matéria. Não temos este problema. É um programa muito simples, com um retorno imenso. Outro dia, por exemplo, a Tatá Werneck me ligou e pediu para mandar um alô para a avó dela. Isso é muito bom. As celebridades têm uma imagem mais amiga do programa.”


Trabalhando há quase 30 anos 
na área, Sonia conta que o carinho do público é recompensador

SEM MEDO DE CRÍTICA “Faço colunismo de TV há quase 30 anos. Críticas sempre existiram, mas antes o pessoal era mais estudado. Hoje, qualquer um pode falar o que pensa. O nível caiu e afetou demais esta área de trabalho. É muito bom as pessoas poderem usufruir da liberdade de se expressar para milhares de pessoas ao mesmo tempo, mas a noção de responsabilidade não se desenvolveu. O pessoal usa a tecnologia, mas não sabe, ou não quer, medir as consequências. Este lado de amadurecimento não existe. A consequência, a responsabilidade, não tem. Fica tudo muito leviano, fazer para aparecer.”

TERAPIA DO BLOQUEIO “Não me dei muito bem com o Twitter, lá as pessoas são muito agressivas. Só uso quando preciso fazer algum comunicado. No Instagram é diferente e por isso acabei ficando, deu certo. Preciso confessar que acho uma terapia sair bloqueando todo mundo (risos). Vão os chatos e você abre espaço para gente mais legal.”


FAMOSA, NÃO! “O título de celebridade não combina nada comigo. Não me acho famosa. Me acho conhecida, é diferente. Celebridade pode ser para um astro de Hollywood, não para mim. O que faço é um trabalho de familiaridade, não tem glamour.” 

OLHA A SELFIE! “Não me incomoda, não recuso foto para ninguém. É o mínimo que posso fazer. Aliás, é só isso que pedem hoje em dia, ninguém quer mais saber de autógrafo (risos). Emocionalmente, é um carinho muito recompensador.”

100% CASEIRA“Não espere me ver em eventos, em balada ou festas à noite. Não gosto. Eu sou caseira, gosto de viajar, de ler, ver vídeos, sair para almoçar e curtir minha família. Mas tudo de um jeito bem tranquilo.” 
MÃE DE UM FILHO SÓ “Foi uma opção minha. Eu queria trabalhar e, se com um já era difícil, com dois ou três seria mais ainda.” 


“Preciso deixar as pessoas bem informadas. Esse papel não me exige ser modelo, estou feliz assim”

SOLTEIRA E DESIMPEDIDA “Não estou namorando ninguém. Sigo livre, solteira, desimpedida e querendo ficar assim por um bom tempo. Que Deus me dê esta graça! É muito sossegado quando seu coração está em paz e você pode fazer o que quiser. Claro, isso é fase, mas para mim está muito legal assim. Não estou com muita paciência para concessão ou para manter um relacionamento. Não quero saber de preocupação, quero ficar disponível para a vida. Se pintar um amor em breve será ótimo, se não, meu tesão pela vida me basta.”

ROSTO APRESENTÁVEL “Eu não sou ligada em visual, para mim, poderia ficar do jeito que estivesse. Mas com televisão é diferente. Tento manter minha aparência apresentável para o programa, mas sem me sacrificar ou me encaixar em padrão porque isso não é minha área. Não preciso ser linda e gostosa, preciso ter uma boa comunicação com as pessoas e deixá-las bem informadas. Esse papel não me exige ser modelo, então estou feliz assim.” 

MAIS MAGRA “Me tornei vegana tem três ou quatro meses. Não consumo nada de origem animal. Não foi de uma vez, esse tipo de coisa vem de um processo. Já me incomodava há muito tempo, até que decidi que não queria mais. Por conta disso, já emagreci uns cinco quilos.”

REFLEXO REAL “Nunca fiz nenhum procedimento estético e nem pretendo fazer, não quero me preocupar com essas coisas. Sem falar que morro de medo. Mas é algo pessoal, não critico quem faz. Não quero ser uma caricatura de mim mesma. Hoje eu olho para o espelho e reconheço minha cara. E quero continuar assim.”



DE BEM COM A VIDA (E COM A IDADE) “Não tenho problema em envelhecer. É a mesma coisa que colocar o pé num chinelo velho. É gostoso, confortável, te traz segurança. É aquela história de estar de bem com a vida, saber os seus limites, o que você gosta e o que não gosta, não só nos outros, mas em você. É você com você. E eu gosto da minha companhia. Sou minha melhor amiga e esta consciência só o tempo me deu, mais nada. Inclusive em questões amorosas, ou como mulher, me trouxe serenidade, me sinto bem em qualquer lugar do mundo.”


Mais magra após se tornar vegana, a apresentadora garante que não tem muita preocupação quando o assunto é estética