Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Portuguesa, Maria João Bastos está cada vez mais brasileria

Atriz volta às novelas em Novo Mundo, lança linha de maquiagem e revela que está aprendendo a sambar!

Por Ligia Andrade / Fotos: Daniel Amezcua Publicado em 17/02/2017, às 12h34 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria João - Fotos: Daniel Amezcua
Maria João - Fotos: Daniel Amezcua
Já dura 15 anos o caso de amor da portuguesa Maria João Bastos com o Brasil. A atriz elegeu o país como a sua segunda casa. Quando está no Rio de Janeiro, onde mantém um apartamento desde a sua participação em O Clone (Globo, 2002), gosta de acordar cedo e dar um mergulho na praia. E já até se apropriou do jeitinho dos brasileiros. “Vivem a vida de uma forma leve e isso é contagioso, não sei explicar bem, me identifico com essa maneira de estar e de viver”, revela a atriz de 41 anos, que viverá a botânica Letícia em Novo Mundo (Globo), próxima novela das 6. “É uma personagem rica, cheia de nuances e é esse material de trabalho que me move.”  

O folhetim também marca um novo passo em sua amizade de longa data com o ator – e conterrâneo – Ricardo Pereira, 37. Será a primeira vez que contracenarão juntos. “Está sendo incrível. Ele é um parceiro muito dedicado e profissional. É bom trabalhar assim, com essa entrega”, elogia. Depois de Boogie Oogie (Globo, 2014), Maria João esteve na novela portuguesa Coração D’Ouro (SIC, 2015) e passou um tempo em Paris, onde fez workshops e trabalhou. “Mas deu para descansar um pouco entre os projetos. Paris é sempre uma cidade com muita coisa acontecendo”, resume ela, que fala francês, inglês e espanhol. No entanto, ainda não interpretou uma brasileira em novelas daqui. Será um desejo? “Gostaria que acontecesse e sinto-me preparada. Tenho aulas com uma fonoaudióloga.” 

Assalto a mão armada
Vítima de um assalto com arma de fogo em Porto Alegre enquanto gravava uma série, Maria João confessa que o episódio a traumatizou à época, tanto que precisou de acompanhamento médico. Teve medo de andar na rua. “Até porque alguém que interviu em minha defesa ficou muito ferido. Na verdade, salvou a minha vida. Nunca esquecerei isso. A única coisa que o médico me receitou foi fazer aulas de defesa pessoal e foi genial. Hoje estou bem, não carrego mais esse trauma comigo”, garante.  
Egressa do mundo da moda e apaixonada por maquiagem, a atriz realizou um grande desejo em outubro do ano passado, ao lançar uma linha de maquiagem com o seu nome. “Foi exatamente em um dos voos Rio-Lisboa que decidi que tinha chegado o momento de concretizar esse sonho. Em 9 horas, desenhei toda a estratégia, conceito, comunicação... Sou formada em Comunicação, para mim foi fácil. Quando cheguei a Portugal percebi que tinha uma boa ideia nas mãos. Já estamos preparando a coleção de verão que terá inspiração no Rio de Janeiro.”

Egressa do mundo da moda, Maria João realizou o sonho de lançar sua linha de maquiagem

Linda e uma referência para as mulheres, Maria João está sempre impecável. Não tem oscilações de peso e confessa que nem sabe ao certo quantos quilos possui, não é uma preocupação. E nem tem paranoia em ter o corpo perfeito, prefere ser saudável. Ela deixou de comer carne há um ano por questões ideológicas. “Não existe, ao meu ver, a necessidade de comermos animais. Na verdade, sinto-me muito melhor fisicamente desde então e a minha alimentação ficou mais saudável”, explica ela, que faz muay thai, ioga e aula de tecido. “Agora estou tendo aulas para aprender a sambar.”

Transparente e direta
A idade, segundo Maria João, só trouxe maturidade que a fez ganhar qualidade de vida. “A serenidade e entendimento que vamos ganhando é boa e nos faz ser mais felizes sem cobranças”, confidencia ela, com gabarito de quem começou a carreira aos 12 anos. “Me sinto­­ feliz quando olho para trás e vejo tudo o que conquistei. Sou uma pessoa determinada e empenhada naquilo que faço, trabalho muito e por isso é gratificante ver que realizei a maior parte dos meus objetivos.” Transparente, muitas vezes direta com as pessoas, Maria João afirma ser mais fechada, não gosta tanto de falar sobre a sua vida pessoal. “Minha vida íntima é algo que pertence só a mim e que gosto de guardar. Além disso, sou um pouco tímida, sim.” 

Solteira, sem filhos, ela prefere não fazer planos a longo prazo. Até agora, a vida tem proporcionado tudo aquilo que sempre desejou. “Sou feliz com o que tenho, logo acredito que esteja tudo certo, pelo menos sinto assim. O que vai acontecer no futuro não sei, mas gosto exatamente disso, de ser surpreendida pela vida. A imprevisibilidade me encanta.”
Mesmo tendo traços de timidez, Maria João não abre mão do sorriso e de celebrar a vida. Aliás, essa é uma das receitas para conquistá-la. E será que os brasileiros têm chance? “Independentemente da nacionalidade, gosto é de pessoas verdadeiras, genuínas”, avisa.