Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

"Meu sonho é ter uma família grande", declara Ricardo Pereira, a espera de Julieta, terceira filha

Pais de Vicente e Francisquinha, ele e a mulher, Francisca, grávida de 9 meses, estão ansiosos pela chegada de Julieta e anunciam que pretendem, sim, ter mais um filho

Por Tatiana Ferreira Publicado em 26/08/2017, às 12h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ricardo Pereira em família - Cadu Pilotto
Ricardo Pereira em família - Cadu Pilotto
Apesar da experiência, Ricardo Pereira, 37 anos, e Francisca Pinto, 33, que já são pais de Vicente, 5, e Francisca, 3, não escondem a ansiedade com a chegada de Julieta, que deve nascer nos primeiros dias de setembro. “Acabando uma terceira gravidez, a gente tira um pouquinho mais de letra, mas ainda fico tenso. Achei que estaria mais calmo”, admite o ator, enquanto observa os filhos brincarem no no espaço da decoradora de festas Roberta Niemeyer, o Centro Cultural Goiabeira Coisa & Tal, no Rio de Janeiro. Apesar da harmonia e paixão visível do casal, junto há 11 anos, o ator português, no ar como Ferdinando na novela das 6, Novo Mundo (Globo), garante que crises existem, mas nenhuma foi capaz de abalar a sólida relação. “Damos certo mesmo com todas as dificuldades do cotidiano. Somos o encontro de duas almas sorridentes”, diz Ricardo. “Nunca passamos muito tempo brigados. Se acontece algum desentendimento, dois segundos depois já está tudo bem. Nossas famílias estão longe, aqui só temos um ao outro”, complementa Francisca.


Mesmo com tantos filhos, 
o casal garante que a relação 
está mais sólida do que nunca

O terceiro filho foi planejado?
Ricardo – Sempre quisemos ter quatro. Ainda estamos no caminho (risos). Achamos que um seria pouco, porque queríamos que ele tivesse companhia. O sonho é ter família grande. E estamos indo filho a filho. O terceiro está chegando e já pensamos no próximo. 
Francisca – A ideia era sermos pais jovens para ter energia e acompanhá-los, como fazemos, em tudo. Não tenho esquemas para cuidar das crianças. Tenho apenas uma pessoa para ficar com eles quando eu e Ricardo precisamos sair. Abracei a ideia de grande família. Tenho mais três irmãos, que são meus melhores amigos. Quero proporcionar isso também para meus filhos. 

Algumas pessoas afirmam que a chegada de filhos afasta o casal. Aconteceu com vocês?
Francisca – Não sei se demos sorte, mas não. Ricardo sempre foi muito presente. Moramos sozinhos no Brasil, longe da nossa família, que está em Portugal. Isso nos uniu. 
Ricardo – É preciso entender que somos pai e mãe, mas temos de viver nossa história de amor e alimentá-la. Toda semana temos nosso jantar a dois e momento de férias sem os filhos. E como contamos apenas um com outro, não tem essa de ficar zangado. Somos companheiros, amigos, namorados, marido e mulher. 


No ar como o Ferdinando de Novo Mundo, Ricardo já montou o quarto de Julieta e diz que sempre sonhou em ter uma família numerosa 

Nunca passaram por crises? 
Ricardo – Sim. Como todas as relações, também temos nossos problemas. Não me preocupo em mostrar a imagem de casal perfeito. O que a gente é na nossa intimidade é o que somos publicamente. Não temos máscara. Vivemos como qualquer pessoa, acertamos e erramos. 

Francisca, a gravidez afetou, de alguma maneira, a libido? 
Francisca – Normal. Mesmo com as alterações hormonais, não sou de extremos. Minha memória é que fica péssima. Talvez me irrite mais facilmente com bobagens, mas não virei nenhum bicho feroz (risos). Isso vai de mulher para mulher. Em alguns casos, as grávidas se irritam até com o marido. Mas mesmo que quisesse, não teria como. Ricardo sempre fez tudo por mim. 
Ricardo – É muita mudança. Estou acompanhando a chegada do terceiro e, óbvio, não sinto nem a metade dos sintomas, mas estou ali do lado, parceiro. E, sim, vai sobrando para mim também, mas respiro fundo e tudo bem. Já estou esperto no assunto mulher grávida (risos).

Como as crianças receberam a notícia?
Ricardo – Contamos para eles juntos, deitados em uma cama. Eles adoraram. O mais difícil é o primeiro aceitar o segundo porque se sente o rei ou a rainha. Já o terceiro só vai alimentar a festa. Francisca já está toda derretida achando que vai ser mãe da irmã. Uma delícia este momento.


Desta vez o quarto não terá tema. “Uma coisa mais fashion que infantil”, explicou a mãe


E você, Ricardo?
Ricardo – A gente estava pensando em começar a tentar e foi ‘pá-pimba’. Imaginei que fosse acontecer lá para dezembro. Mas como das outras duas vezes, foi imediato. Estava desprevenido e demorei a acreditar. Disse: ‘Já ?’. E aí veio a ansiedade de pensar no quarto, na nova estrutura... Foi um susto bom. Me fez lembrar a notícia do nosso primeiro filho.
Francisca – Foi engraçado. Coloquei o teste, que são enormes e lembram umas canetas, em cima da cama. Pedi para nossa filha dizer que ia fazer um desenho no lençol. Ele veio desesperado, com medo dela rabiscar tudo, e só depois percebeu a brincadeira.

Tinham preferência de sexo?
Ricardo – Já tínhamos o casal, aí ok o que viesse. Tudo seria festa, independente de ser menino ou menina.
Francisca – A gente achava que viria menino. Menina é maravilhoso porque temos o mundo rosa, que fico louca, mas, geralmente, são mais ligadas ao pai. Dá para ver como a Francisca é com o pai, né? Assim como o Vicente é muito mais apaixonado por mim (risos). E sempre queremos outro mais agarrado com a gente. Mas virá mais um menino um dia.

Como estão os preparativos?
Ricardo – O quarto está pronto. O trabalho avisado, tudo certo. Pintei as paredes e montei os armários. Chica (como ele, carinhosamente, chama a mulher) que nem fez a mala para a maternidade. Já cansei de falar!
Francisca – Vou fazer, vou fazer... Com o terceiro, tudo é mais tranquilo. Esta é uma das partes boas. Até o sétimo mês, até esquecia que estava grávida. Agora, na reta final, que me dei conta de que falta pouco. 


Ricardo esperava que Francisca só fosse engravidar no final do ano. “Foi um susto bom! Me lembrou 
do meur primeiro filho”, explicou ele

Qual o tema do quarto?
Francisca – Diferente da Francisca e do Vicente, desta vez não escolhi tema. É decorado com estrelas, paredes e móveis em rosa escuro, branco... Uma coisa mais fashion que infantil. Está lindo! 

Quem escolheu o nome, Julieta?
Ricardo – Como a ideia sempre foi construir família grande, já estávamos pensando há um tempo em possíveis nomes. Eu escolhi Julieta, mas depois abandonei. Vai que ela se apaixona e sofre igual na história de Romeu e Julieta? Fiquei meio pirado com isso, confesso, e passei a bola para a Chica decidir.
Francisca – Eu adorei! É forte, expressivo. Quando ele falou, eu topei na hora, mas aí pirou com a história e eu, junto com família e os amigos, o convenci a voltar atrás.


Vicente e Francisca adoraram a chegada da irmãzinha e 
estão tão ansiosos 
quanto os pais