Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Mariana Ximenes vira ruiva no filme Um Homem Só

Conheça os bastidores do longa, que conta ainda com Vladimir Brichta

Por Ligia Andrade / Fotos Divulgação Publicado em 15/10/2016, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bastidores do filme Um Homem Só - Fotos Divulgação
Bastidores do filme Um Homem Só - Fotos Divulgação

 "Estava na casa de Mariana Ximenes (atriz) quando ela falou de sua vontade de fazer um papel diferente. Contei a ideia do filme e Mariana respondeu na lata: ‘Quero fazer!’ E foi tomando uma cerveja que decidimos fazer Um Homem Só”, revela a diretora e roteirista Claudia Jouvin. “Estou nesse projeto desde o embrião, somos amigas há bastante tempo. Filmamos cinco anos depois desse jantar”, lembra a atriz, intérprete de Josie, uma jovem excêntrica que trabalha com a tia em um cemitério de animais. A caracterização para entrar no universo da personagem durava quatro horas! “Tinha uma peruca e cada sarda era desenhada”, recorda. Segundo a diretora, Josie não é ruiva sem razão. “Era uma maneira de marcar a identidade dela: única, rara. Sempre escrevi a Josie imaginando a Mariana. Ela adora caracterização. Faz parte de seu processo.”


Mariana e Vladimir em cena


Insatisfeito e frustrado com a vida que leva, Arnaldo, interpretado por Vladimir Brichta, resolve fazer um clone de si mesmo em uma tentativa desesperada de se reinventar. Será que vai dar certo? “O curioso aqui é a trivialidade dele e o fato de interpretar uma pessoa dupla – um mesmo indivíduo com escolhas diferentes. E essas escolhas definem quem é o clone e quem é o ‘original’. É um detalhe curioso nesse momento em que discutimos a emergência de uma sociedade mais agressiva, bélica. É uma carência da sociedade em geral. Vivemos um tempo em que todo mundo está muito extremado em suas opiniões, suas convicções”, explica o ator, que se encantou de cara pelo projeto: “Li e gostei demais. Achei inteligente, divertido, poético, pop, com uma cara de cinema independente, no melhor sentido.”


Alice, feita por Ingrid Guimarães, está num casamento frustrado com Arnaldo, o personagem do Vladimir

Vencedor de três Kikitos

Mari aproveita para elogiar o colega de cena, com quem já dividiu o set três vezes ao longo da carreira. “Vladimir é um parceiro incrível, um ator admirável, com muito vocabulário e repertório de atuação. Sábio, inteligente, rápido, sagaz, generoso. Absolutamente profissional e doce. É um encanto.” Um Homem Só estreia dia 29 nos cinemas com o respeito de quem ganhou três Kikitos no 43º Festival de Gramado (Melhor atriz - Mariana Ximenes; Melhor Ator Coadjuvante – Otavio Müller e Melhor Fotografia). 


A diretora Claudia Jouvin passa instruções aos protagonistas