Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Lucas Veloso diz: “Não quero ser o segundo Shaolin”

Estreante em Velho Chico, o comediante quer trilhar o seu próprio caminho. E, ao mostrar um lado doce e romântico, questiona: ‘Por que homem não pode chorar?’

Por Ligia Andrade / Fotos Renato Rocha Miranda / TV Globo Publicado em 25/08/2016, às 21h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lucas Veloso, o Lucas da novela Velho Chico - Fotos: Renato Rocha Miranda / TV Globo
Lucas Veloso, o Lucas da novela Velho Chico - Fotos: Renato Rocha Miranda / TV Globo
Foi só ver o pai brilhando nos palcos da Paraíba, que Lucas Veloso se encantou pela profissão, ainda menino, por volta dos 5 anos. “Assisti ao seu show de humor e um dia pedi para ele criar um quadro para mim. Saí com uma ilusão bonita, senti aquela intensidade... Vi que meu lugar era ali”, lembra o filho do humorista Shaolin, falecido em janeiro, aos 44 anos, após uma parada cardiorrespiratória. “Tive dois momentos de convivência: um mais profissional e o outro de pai e filho, que, nos cinco últimos anos, se transformou em eu, pai; ele, filho. Foi lindo, ele me ensinou que existe a alquimia de fazer graça com a desgraça”, diz, saudoso, o intérprete de Lucas em Velho Chico (Globo). Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, quando sofreu um grave acidente de carro. “Por mais que a situação seja dura, precisa-se do bom ânimo para manter a energia. Se o espírito está doente, o corpo morre. E sempre fiz isso o tempo inteiro para que nunca caísse meu ânimo. Ele foi um paizão para todo mundo, sempre cuidou da família. Devo muito a ele.” 

Mesmo encarando todas as adversidades que surgiram ao longo dos últimos anos, Lucas não perdeu a fé. “Preciso acreditar que tudo acontece com a permissão de Deus. Não tenho de questionar. Tenho de perguntar onde está meu merecimento e crescimento nisso e foi o que fui procurar naquela época”, pondera ele, que tem a consciência de não ter tido uma adolescência como a dos amigos. “Talvez, se tivesse passado pela ‘aborrecência’, fosse rebelde, feito alguma besteira, não trabalhasse hoje... Mas não; pude amadurecer. Claro que fiquei em choque, não são muitas pessoas de 14 anos que recebem dos céus essa oportunidade.” 
Foi nessa época também que Lucas começou a trilhar o seu próprio caminho no teatro da Paraíba. Ele trabalhou como mímico até desenvolver o seu show de humor. “Sou péssimo de piada, mas sou um bom contador de histórias”, confessa o ator, que não tem receio de ser comparado ao progenitor. “Já houve uma fase em que as pessoas confundiam bastante. Meu pai não deixou nenhum pupilo. As pessoas entendem que, por mais que sejamos parecidos, temos maneiras diferentes de trabalhar. Hoje, as pessoas assistem ao meu trabalho para matar a saudade dele, mas têm outra compreensão, me veem com identidade própria. Não quero ser o segundo Shaolin, quero ser o Lucas Veloso”, avisa. 

O filho do humorista Shaolin adora comer batata... crua! “Desde moleque”. Ele também fã do guitarrista Slash

Estreando na TV como um rapaz doce e romântico, o momento é de realização para o ator. “Corri atrás do papel. Sinto uma mistura de êxtase e de adrenalina na hora de gravar.” Ele afirma ter muitas semelhanças com o seu personagem na trama das 9. “Queria mostrar que existe uma seca de doçura no mundo, principalmente no universo masculino. Homem tem essa pressão social de ser bruto. Por que não pode chorar? É legal ver que o cara é sensível.” As mulheres, é claro, estão adorando as atitudes do rapaz. “Elas querem mais o beijo na mão do que a mão em outro lugar”, justifica o ator, solteiro, que já sofreu e chorou por amor. Quem nunca? “É aquela fase de escutar Zezé Di Camargo e Luciano e tudo fazer sentido. Não é tão legal na hora, mas depois se torna engraçado, a gente aprende bastante nesse período, a não ser tão egoísta. Deixar a pessoa ir embora é a parte dolorida e a mais sincera.” 

Isso aqui é rock’n’roll!
Após a novela, Lucas voltará com seus shows pelo Nordeste, onde tem um público fiel. Porém, garante que está aberto a novos convites e experiências na TV. “Se surgir uma nova oportunidade vou ficar muito feliz.” Morando sozinho no Rio de Janeiro até setembro, ele não vê a hora de voltar ao convívio familiar. “Minha mãe ficou em Campina Grande, vem para cá de vez em quando. Não consigo ficar muito tempo longe dela, sou apegado”, confidencia. Fã do guitarrista Slash, o ator curte seu momento rock’n’roll, quando forma uma mini-banda em seu quarto com amigos. “Tenho tudo dele! É o meu passatempo preferido!”