Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Henrique Fogaça se prepara para desfilar pela primeira vez no Carnaval

Vocalista de uma banda de hardcore, o chef Henrique Fogaça vai desfilar pela Rosas de Ouro no Carnaval

Mariana Silva Publicado em 16/02/2017, às 10h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Fogaça desfila pela primeira vez no carnaval - Martin Gurfein
Henrique Fogaça desfila pela primeira vez no carnaval - Martin Gurfein
Henrique Fogaça, 42 anos, vai trocar o dolmã pelo abadá. Convidado da Rosas de Ouro, pela primeira vez, o chef vai desfilar em uma escola de samba do Carnaval paulista, que tem o enredo Convívio à Mesa. O convite chamou atenção de Fogaça por um motivo muito especial: ele estará em um carro chamado A Nova Santa Ceia, em que todos os participantes poderão fazer parte de um banquete, sem discriminação por raça, gênero ou doença genética. O carro também estará focado no desperdício de alimentos. “Aceitei o convite porque vou fazer algo em que eu acredito que é quebrar preconceitos. Tenho uma banda de rock, mas desta vez estarei no meio do samba”, conta Fogaça.


Por sugestão do chef, a escola ainda terá a participação dos alunos portadores da Síndrome de Down do Instituto Chefs Especiais. “Carnaval é algo cultural no país e por mais que não esteja tão familiarizado, quando adolescente eu já participei de alguns de rua. Minha única sugestão foi a participação dos chefinhos. Já que é para quebrar preconceitos, quis relacionar uma coisa a outra e tornar a ideia mais verdadeira”, explica.
A experiência com a filha, Olívia, 9, portadora de necessidades especiais, também fortaleceu a vontade de dar visibilidade ao projeto da escola. “Eu tenho um exemplo na minha casa. Preconceito é realidade”, confessa. Fogaça chegou a pensar em levar a família, mas não sabe se o plano vai se concretizar. “No carro vão ser eu e as crianças. Tinha até pensado em levar a Olívia, mas tem a cadeira de rodas, o galão de oxigênio e precisa de muito cuidado. Além disso, são muitas horas até o desfile acabar, estou com medo de expô-la a isso”, justifica. 
De acordo com o carnavalesco André Machado, 42, o desfile vai impressionar o público. “Percebi que o mais importante em um banquete não é a comida, mas a confraternização. Você pode ter apenas arroz com feijão, mas estar feliz com todas as pessoas em volta da mesa. A comida tem o poder de aproximar as pessoas e é isso que vamos mostrar”, explica.


Mais conhecido do grande público após integrar o trio de jurados do reality Masterchef (Band), Fogaça descobriu que levava jeito para a gastronomia aos 22 anos. Agora, o chef conta suas experiências no livro Um Chef Hardcore, lançado oficialmente no dia 9 de fevereiro. A obra bibliográfica conta sua trajetória desde a mudança do interior para a capital paulista, a experiência com uma Kombi que vendia lanches na Rua Augusta, até a abertura do restaurante Sal Gastronomia. O livro também relembra histórias de sua banda de rock, Oitão, e curiosidades dos bares Admiral’s Place e Cão Véio. “Um livro só de receita é legal, mas eu preferi fazer algo para contar minha história e, ao mesmo tempo, permeá-la com as receitas. É um livro cronológico, desde a época que eu era criança e ficava na casa da minha avó até hoje”, conta