Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Grávida de sete meses, Juliana Alves declara: "Estou amando meu corpo"

A atriz planeja ter Yolanda, sua primeira filha, através de parto natural e avisa que, se tudo correr bem, estará no Carnaval 2018

Por Ligia Andrade Publicado em 28/07/2017, às 16h12 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juliana Alves - Gustavo Arrais
Juliana Alves - Gustavo Arrais
Juliana Alves, 35 anos, está controlando a ansiedade para ver o rostinho de Yolanda e poder pegá-la em seus braços. Mamãe de primeira viagem, a atriz está na 29ª semana de gravidez. “Agora começam os preparativos para o chá de bebê. A vida tem girado em torno dela, e isso foi uma mudança grande. Fico imaginando como Yolanda deve ser – no ultra (ultrassom) tentamos construir esta imagem. Mas já temos uma relação forte, ela está sempre me cutucando. Converso, somos parceiras”, revela Juliana, que deu um novo passo em seu relacionamento de pouco mais de um ano com o diretor e produtor baiano Ernani Nunes, 47. “Ele se mudou para cá há um mês, está se readaptando ao Rio de Janeiro. Ernani morou muito tempo em São Paulo. Estou me acostumando ainda a falar ‘meu marido’. A nossa maior aliança é a Yolanda.” Rainha de bateria da Unidos da Tijuca, Juliana planeja estar na avenida no ano que vem. “Se a Yolanda estiver bem, estarei bem. A princípio, está tudo certo. A paixão pela escola continua, agora vou compartilhar com ela”, avisa.


Juliana escolheu um ensaio clássico e atemporal, que exalta a beleza e o empoderamento deste momento

A gravidez foi planejada na reta final da novela Sol Nascente (Globo), que terminou em março. No entanto, Juliana não imaginava que fosse acontecer tão rápido. “Programei, porque depois posso ficar um tempo sem trabalhar. O que me surpreendeu é que correspondeu. Tenho amigas que tentam há um tempo, e, às vezes, demora um pouco mais, são vários fatores. No meu caso, veio logo.” A ficha demorou a cair para a atriz carioca, que estava com a agenda cheia de compromissos pré-Carnaval. “Não me liguei logo que atrasou (a menstruação), porque estava pilhada. Até quando estava enjoando, achava que seria porque não tinha me alimentado bem, por ter tido um dia corrido”, recorda. 

Um outro alerta veio quando ela teve uma baixa de pressão repentina durante um ensaio na quadra da Unidos da Tijuca. “Estava sambando direto e precisei parar. Depois, fui percebendo que estava mais sensível. Já sou emotiva, mas em um ensaio de rua, as pessoas vieram falar comigo e comecei a chorar, do nada. Os seios ficaram mais redondinhos... Comentei com Ernani que estava passando mal, até que ele foi na farmácia e comprou o teste. Já voltou para casa na expectativa.” Assim que veio a confirmação, Juliana ficou radiante, porém optou em guardar segredo. “Foi uma sensação incrível. Só contei para a minha mãe quando ia na médica”, relata.


"Se não fosse a gravidez, teria outra visão. Realmente, amo estar barriguda, me ver grande, porque a estou carregando"

SEM DIETAS
Juliana não teve desejos estranhos, mas percebeu, sim, alguns impulsos. “Se fosse seguir todos, descuidaria da saúde. Aprendi que não tenho de fazer dieta. Naturalmente, vou engordar.” A atriz segue uma alimentação saudável e nutritiva. “O foco não sou eu. Se tiver de ganhar peso, está tudo certo. Não fico querendo saber se engordei, a médica anota porque precisa ter o controle. Fiz todos os exames e tudo está bem até agora. Minha intenção é criar a condição perfeita para Yolanda”, garante.

Com novas curvas, Juliana sente-se feliz e realizada. “Estou amando meu corpo, como nunca na vida. Incrível, né? Se não fosse a gravidez, teria uma outra visão. Realmente, amo estar barriguda, me ver grande, porque a estou carregando.” O fortalecimento também veio como pessoa, segundo a atriz, que descobriu a sua força feminina. “Provavelmente ancestral, que a gente acessa quando se vê mãe. Você percebe o seu tamanho real. Meus valores mudaram, as prioridades. Estou curtindo muito, me preocupo com o mundo que ela vai estar, é impressionante, me expandiu.”


A atriz é defensora do parto normal


MOMENTO ESPECIAL
A escolha do nome Yolanda não foi por acaso. A música homônima de Chico Buarque, 73, já fazia parte de seu repertório. “Minha mãe ouvia muito. No dia que contei, eu e Ernani fizemos um jantar, colocamos a música de fundo, ainda não sabia o sexo – até achava que seria menina, porque só tem mulher na minha família. Ela ficou superemocionada. Quando soubemos que era mesmo, tínhamos uma lista com cinco nomes, mas Yolanda estava superpresente no nosso emocional, escutávamos a música e chorávamos...”, conta. E uma coisa boa de ter meninas na família é que Juliana está herdando várias coisas. “Estou ganhando mais do que comprando, me controlando bastante. Yolanda vai ficar com muitas coisas da Elis, filha da minha irmã, e de uma outra prima minha.” O primeiro presente que a atriz não resistiu e comprou para a filha foi um sapatinho, no entanto, ela se emocionou mesmo quando achou uma de suas bonecas preferidas dentro do armário. “Tenho uma afeição grande. Guardava até agora e vou dar para Yolanda, deixarei no quartinho”, planeja. 

Aliás, o projeto já está em andamento na casa de Juliana. A atriz pensou em um quarto fácil de adaptar no futuro. “Quero que Yolanda tenha acesso aos brinquedos, uma bancadinha, cadeira... O berço é tradicional, o mobiliário é bem prático. É o quarto que sonhava e nunca tive. Isso é especial.” O maridão de Juliana acompanha todos as etapas da gravidez e já conquistou nota 10 no quesito superpai. “Ele é parceiro, está apaixonado pela Yolanda. Ernani já estava querendo ser pai havia bastante tempo, acorda falando com ela, está sempre interagindo. Me ajudou, principalmente quando estava enjoando muito. Agora, conciliou para morar aqui”, ressalta a atriz, que tem planos de oficializar a união. “A gente pensa em celebrar, compartilhar o momento.”


Ao lado do marido, Ernani Nunes, ainda no início da gravidez

‘PARTO NORMAL NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS’
Defensora do parto normal, Juliana está fazendo pilates e exercícios para o períneo, tudo para tentar ter a filha da maneira mais tradicional possível. “Vou fazer no hospital, tenho condições de saúde. A mulher já tem este dom. Parto normal não é um bicho de sete cabeças. Vale a pena a gente se precaver, fazer a preparação. Confesso que não me sinto tranquila para fazer o parto humanizado”, explica ela, que está na fase de ter dificuldade para dormir. “A natureza é sábia até nisso. Vou ter de ficar acordando de madrugada quando ela nascer, então, estou, aos poucos, não com a intensidade que será. Antes, dormia a noite inteira, com sono profundo. Hoje, sinto sede e vontade de ir ao banheiro.”

Um dos cuidados diários de Juliana neste período de gestação é o uso de vitamina C no rosto. “Também passo filtro solar, porque a pele tende a pigmentar mais, e estou usando menos maquiagem. Comecei usando um óleo na barriga, mas a médica recomendou um creme que está sendo maravilhoso. Nas partes que não dá estria, passo um para ajudar na firmeza e aproveito para fazer massagem. Faço drenagem linfática nos membros inferiores e superiores”, conta. Com dois filmes a serem lançados, Divina Comédia e Correndo Atrás, Juliana quer aproveitar a licença-maternidade sem deixar de conciliar alguns trabalhos mais pontuais. “Yolanda merece essa atenção. As atividades que não me tomam muito tempo, posso voltar a fazer. Lógico que não uma novela. Foi emocionante receber o carinho, as pessoas me vendo grávida pela primeira vez na quadra da Unidos da Tijuca, pedindo para eu não abandonar... Só vou trazer mais uma tijucana para a escola.”