Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Fernando Rocha usa a dança para combater ansiedade e insônia

Há sete temporadas no matinal Bem Estar, o jornalista se prepara para um novo desafio após perder 21 kg: estrear nos palcos!

por Daniel Lopes Publicado em 25/09/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Rocha - Paulo Santos
Fernando Rocha - Paulo Santos
Não foi preciso esperar: ele chegou antes mesmo da reportagem. E de bicicleta! É desta forma que Fernando Rocha, 50 anos, mais gosta de se locomover por São Paulo. A inserção da bike em sua vida foi apenas mais uma das mudanças proporcionadas pelo Bem Estar, programa que o jornalista comanda há sete temporadas (desde 2011) ao lado de Mariana Ferrão, 39. “A atração tem que ser de verdade. Eu achava que eu era um gordinho saudável que representava metade da população brasileira. Eu ainda os represento, mas passo a mensagem de que é possível se movimentar, ter uma vida saudável. Dá mais sabor à vida!”, comemora ele. Depois de desafios como a participação no Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, e o #AfinaRocha, quadro do matinal sobre saúde e bem­-estar da TV Globo que o fez eliminar 21 quilos em 2015, Fernando está pronto para embarcar em sua nova aventura. 


No quadro Quem Dança, Seus Males Espanta, idealizado pelo coreógrafo e bailarino Ivaldo Bertazzo, 68, um grupo de 40 pessoas que enfrenta ou enfrentou a depressão usa a dança como tratamento alternativo a fim de combater o problema. “A depressão é a doença que mais tira anos saudáveis dos brasileiros, talvez a de mais difícil diagnóstico. As pessoas não levam com tanta seriedade, dizem que você vai sair dessa, mas não funciona assim. Conversando com as pessoas do projeto, você vê que ninguém está em depressão porque a dança curou isso tudo. Mas você percebe que todos eles têm histórias muito pesadas, que abalam qualquer um”, explica Fernando, que, apesar de não lidar com a depressão, acredita que seus problemas com ansiedade e insônia também podem ser amenizados em contato com a dança.

Ensaiando sete horas diárias há dois meses, Fernando se prepara para estrear o espetáculo Próximo Passo, resultante do projeto, que estreia na sexta-feira (6), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. “Foi uma chance de me reconectar com a minha carreira de ator. Se tudo der errado, eu já tenho para onde ir, outro lugar para investir! (risos)”, brinca. “Daqui pra frente, eu penso em me reinventar. Eu gostei muito desse negócio de voltar ao teatro. Quem sabe dê em algo...”, completa. 


Momento família
Casado com a repórter Júlia Bandeira, 37, Fernando se enche de orgulho ao falar dos filhos, Pedro, 24, e Rafael, 19, frutos da união com a diretora teatral Yara de Novaes, 50. “A gente gosta de ver futebol juntos, eu adoro cozinhar pra eles. Faço uma macarronada ótima! Vamos sempre para nossa casa em Ibiúna (interior de São Paulo), eles gostam muito de curtir a piscina e estar comigo. Eu tenho orgulho de ter um filho de 24 e outro de 19 e ainda ser uma boa companhia para os dois!”, afirma. Gosto mais especial ainda é ver Pedro seguindo seus passos. O filho é jornalista e, em novembro de 2016, teve a responsabilidade de encerrar o Jornal Nacional com uma matéria sobre o time da Chapecoense. “Imagina a alegria de ter um filho seguindo a mesma profissão que você? O Pedro desde sempre me dizia que queria ser repórter esportivo da TV Globo, com essas palavras. Ele está agora está em Chapecó, acompanhando a reconstrução do time depois do acidente. Ele me liga sempre para me dar detalhes do trabalho. Me sinto como se fosse eu mesmo vivendo tudo aquilo, até porque ele se parece demais comigo”, derrete-se