Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Conheça a artista por trás das joias das novelas globais

A designer Rosana Chinche revela os segredos por trás das luxuosas joias da novela das 6 da Globo, Novo Mundo, e lembra de peças que fizeram sucesso em outras tramas

por Daniel Lopes Publicado em 03/07/2017, às 18h10 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosana Chinche e suas joias globais - Rogerio Pallatta
Rosana Chinche e suas joias globais - Rogerio Pallatta
Quando ligamos a tv para conferir mais um capítulo de Novo Mundo, trama das seis da Globo, é praticamente impossível não se encantar com a riqueza de detalhes do figurino e das joias dos personagens. A responsável por trazer todo o luxo do século XIX para a telinha é Rosana Chinche. Aos 61 anos e atuando como designer de joias desde os 18, ela diz que ainda se encanta todas as vezes que vê suas produções na TV. “Cada dia é um dia. Eu fico até arrepiada. Parece sempre que estou vendo pela primeira vez. Tem muita gente no mundo, poucas recebem esse chamado. As pessoas vêm ao meu escritório e eu corro para mostrar as cenas das novelas. Chego até a chorar. Penso no trabalho lindo que Deus me deu”, conta, em entrevista à CONTIGO!.

Quem vê as joias prontas na novela nem imagina todo o trabalho para confeccioná-las. Rosana relembra que recebeu o pedido para participar da produção um ano antes da trama ir ao ar. “Tiveram peças que demoraram quatro meses para ficarem prontas.Pesquisei no Museu D’Ajuda em Portugal e em outros museus da Europa. Eu mandava e-mails para museus ou telefonava pedindo detalhes das peças retratadas em quadros. Descobrimos que a Carlota Joaquina só usava ouro amarelo, com broches enormes e muitos adornos no cabelo. História do Brasil é uma coisa séria, não dá para fazer de qualquer jeito. Nós temos o compromisso de deixar o mais real possível”, afirma. Todo o acervo fica guardado nos Estúdios Globo ao final das produções. “São peças muito específicas. Os colares da Leopoldina e da Carlota Joaquina, por exemplo, têm camafeus com o rosto desenhado do Dom Pedro e do Dom João. São peças únicas, pensadas exclusivamente para cada personagem”, revela.


Movida pela arte
Inspirada pelo pai, Rosana largou a faculdade de Medicina para se dedicar ao ofício das joias. “Meu pai era um grande joalheiro de São Paulo na década de 1960. Eu mudei da água para o vinho. O dom artístico está dentro da gente e, às vezes, não queremos que ele venha porque achamos que aquilo não vai te satisfazer”, relembra. 
A parceria com a TV Globo é de longa data. Há mais de 30 anos, Rosana produz joias para diversas tramas da emissora e todas acabam virando febre entre os espectadores. “Cada convite que recebo é gratificante. É um incentivo na minha carreira, um jeito de espalhar meu trabalho. A Carolina Dieckmann usou em Joia Rara um brinco de laço com uma pérola negra que fez sucesso. As joias da Giovanna Antonelli em A Regra do Jogo também viraram moda. As peças que vão para as novelas sempre são as de mais sucesso”, comemora. Rosana, inclusive, já tem até uma sugestão sobre qual deveria ser seu novo trabalho. “Queria uma novela em Roma, sempre me inspiro quando viajo para lá”. Fica a dica!