30 coisas sobre Silvio Santos que você não conhece

Familiares, amigos e colegas de trabalho contam histórias inéditas do apresentador mais amado do Brasil

Renata Telles

Silvio Santos | <i>Crédito: Contigo
Silvio Santos | Crédito: Contigo

Todos os dias, Silvio Santos, que completa 85 anos neste sábado (12), faz questão de convidar a mulher, Iris Abravanel, para o chá da tarde. Casados desde 1981, o apresentador não deixa de escrever bilhetinhos carinhosos para a autora de novelas do SBT. Ele também adora treinar seus cachorros e passa parte do tempo livre montando quebra-cabeças ao lado das filhas Cintia, 52, Silvia, 46, Daniela, 39, Patricia, 38, Rebeca, 35, e Renata, 28.

Há quase 53 anos à frente do programa de auditório mais antigo da TV brasileira, o Homem do Baú sabe se reinventar. CONTIGO! foi atrás de histórias inéditas para homenagear o carismático apresentador que começou a vida como camelô no Rio de Janeiro, aos 14 anos, e hoje é uma das personalidades mais amadas do Brasil. Amigos, familiares e colegas de trabalho contam casos, relembram situações engraçadas e descrevem o dia a dia do dono do SBT, que é tido como um paizão pelos corredores da emissora: conversa, elogia e puxa a orelha quando precisa.

1 - A rotina de Silvio começa bem cedo. Ele costuma acordar às 5h, pratica exercícios e segue para o trabalho. O apresentador corre diariamente em uma esteira para manter o peso (82 quilos) e faz alongamento. Para ter disposição e energia, toma um café reforçado: come torradas, 250 ml de café com leite, queijo prato e bife! Silvio dorme às 22h30.

2 - Silvio gosta de preparar a própria comida no camarim no SBT. O sanduíche preferido é filé-mignon com queijo. Um de seus pratos favoritos é arroz, feijão e bife, mas é supercuidadoso com a saúde. Privilegia arroz integral, saladinha e grelhados. Livia Andrade se diverte com os hábitos do apresentador. "Dia desses estava sentindo um cheirinho bom no corredor, fui seguindo e descobri que era Silvio fazendo churrasco em seu camarim".

3 - O camarim é praticamente uma extensão de sua casa. Despojado, recebe alguns amigos de bermuda e camiseta. "Já o vi até de cueca", lembra o diretor do Domingo Legal, Roberto Manzoni, o Magrão.


Silvio Santos e Íris Abravanel no camarim do apresentador (Foto: Martin Gurfein)

4 - Doces são seu ponto fraco, especialmente panetone, sorvete, chocolate e coco. "Ele tem paixão por coco. De vez em quando, levo a fruta in natura com queijo branco da fazenda, porque ele adora", diz a atriz Florina Fernandez, a Flor, ex-jurada do Show dos Calouros e atualmente no Jogo dos Pontinhos.

5 - Silvio também se derrete por bolo de nozes com frutas cristalizadas. "Minha avó sempre fez para ele. Antigamente, tinha que ser um para casa, um pequeno para mim e outro só para meu pai. Ele guardava no armário e não deixava ninguém mexer", conta a filha Cintia Abravanel, empresária e sócia- diretora da Abrava Produções.

6 - Silvio entende bem de computador, conhece Instagram e Facebook. Checa e-mails e gosta de se divertir com jogos de missões. Também acompanha os portais de notícias. Fora da rede, ele é fã de biografias, chega a ler um livro em dois dias.

7 - Em março, a filha Rebeca teve uma surpresa em seu Instagram. Silvio pegou seu celular e tentava fazer uma selfie quando na verdade usava o botão de filmagem. O vídeo foi postado e logo se transformou em um viral.


Silvio Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

8 - Roberto Carlos e Julio Iglesias estão entre seus cantores favoritos. E, sempre que gosta de uma nova música, pede ao amigo Agnaldo Timóteo para gravar um CD com as canções. Música não pode faltar quando ele está dirigindo. Silvio escuta até piadas!

9 - Todos os dias, religiosamente, Silvio convida Iris para o café da tarde na casa do casal. Romântico, o apresentador ainda envia flores à mulher e coloca bilhetinhos no criado-mudo. Silvio adora flores brancas, suas preferidas.

10 - Ídolo nacional, o apresentador não tem noção do quanto é adorado. "Uma vez me perguntou: 'Não consigo entender por que as pessoas têm carinho por mim... Como elas me conhecem?' E eu disse: 'Vô, em 80 anos ainda não entendeu (risos)?' Se ele fizesse um programa no Maracanã iria lotar", fala Tiago.


Silvio Santos e o neto, Tiago Abravanel (Foto: Martin Gurfein)

11 - Louro-escuro-acinzentado 7 é a cor que Silvio usa para pintar os fios. O retoque acontece a cada 15 dias no salão do amigo Jassa. O cabeleireiro cuida do visual do apresentador há 40 anos. Ele ainda faz as unhas. Por serem amigos há tanto tempo, Silvio não paga o corte e a tintura.

12 - Enquanto dirige até o SBT, é comum vê-lo com um lápis na boca. Até hoje, Silvio cuida da voz e faz exercícios de fonoaudiologia.

13 - Uma vez o retrovisor do carro quebrou, e ele, mesmo sozinho, queria colocá-lo no lugar. Ficou inconformado com aquilo e tentou inúmeras vezes. Não conseguiu e chamou então a equipe de mecânicos para ajeitar.

14 - Silvio é considerado um paizão no SBT. Costuma perguntar sobre a vida dos funcionários, dá conselhos e se preocupa com situações pessoais. "Recebi duas ligações que me emocionaram. A primeira foi quando estava saindo da maternidade e ele perguntou do Arthur, de mim e exclamou que eu não deveria voltar tão cedo ao trabalho. Depois de alguns meses, no Natal, ele disparou: 'Não vá ficar só nesse filho. Pense com carinho. Trabalho passa e família é a única coisa que fica'", conta a apresentadora Eliana.

15 - Dono da marca de cosméticos Jequiti, Silvio é alérgico a perfumes e só usa desodorante. Na década de 1980, levou uma bolsa enorme cheia de sabão de coco para Orlando. "Ele pediu que tomasse conta de uma mala porque havia uma coisa muito importante. Quando chegamos aos Estados Unidos, ele me mostrou o que tinha dentro", lembra a filha Silvia Abravanel, diretora do Roda a Roda e do Núcleo Infantil do SBT. O apresentador não pode tomar banho com qualquer produto.

16 - Simples, Silvio nunca gostou de ostentar. Quando ganha um presente caro, a primeira reação é: "Mas por que isso?". O apresentador guarda todas as lembranças que recebe dos fãs há mais de 50 anos em sua casa. "Ele me diz, não deixe as pessoas trazerem presentes. Elas já têm despesas de vir até o programa, é muito trabalho", conta Roque, diretor-geral do setor de público. Ele acompanha Silvio desde 1951.

17 - Apesar de milionário, Silvio não faz extravagâncias. Nem mesmo quando viaja para outro país. O apresentador se recusa a comprar passagens na primeira classe por achar caro demais.

18 - Silvio já ajudou várias pessoas financeiramente. Em 1987, o diretor Magrão possuía uma grande dívida e quem o salvou foi o apresentador. "Ele me chamou em sua casa e simplesmente perdoou tudo. Era muita grana! Ainda me deu um aumento. Não conseguia parar de chorar. Ele tem atitudes que ninguém imagina, é um homem único, de caráter", diz Magrão.

19 - O apresentador não gosta de gastar com grifes. Até possui ternos Ricardo Almeida no camarim, mas, no dia a dia, a maioria de suas roupas giram em torno de 100 reais. "Se ele pudesse, iria até o Brás fazer compras. É muito simples, humilde, tenho orgulho de trabalhar com ele", diz o ator e comediante Carlinhos Aguiar, que o conhece há 30 anos.


Silvio Santos durante viagem aos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Instagram)

20 - Um de seus hobbies favoritos tem sido montar quebra-cabeças, alguns com mais de mil peças. Outros, virtualmente. Silvio ainda gosta de passar tempo com seus 14 cachorros. Faz questão de dar ele mesmo a ração e treinar os animais.

21 - Quando não gosta do visual de um funcionário, Silvio não deixa passar. "Uma vez ele me encontrou no corredor e disse: 'Está de barba?' Logo entendi que era para tirar (risos). Ele dá toques a todos: 'Olhe, não use boné' ou 'Você fica melhor de azul e vermelho'", conta Alexandre Frota, contratado do SBT.

22 - O ator ainda lembra outra situação engraçada. Certa vez, Silvio até o deixou sem graça. "Ele me disse que todos me criticavam, mas que, em casa, ele tinha a coleção completa dos meus filmes eróticos. Não sabia como reagir...", conta Frota, rindo.

23 - No fim do ano, compra presentes para os melhores amigos, mas o que mais chama atenção é o cartão, onde emociona com palavras de carinho. Costuma descrever a pessoa e enumerar suas qualidades.


Silvio e as filhas (Foto: Reprodução/Instagram)

24 - O empresário é superprotetor quando o assunto são as seis filhas. "Eu tinha uns 17 anos e fui apresentar meu namorado, ele pediu para ficar a sós com o rapaz e fez uma entrevista digna de Interpol", recorda rindo Silvia. Casada com o cantor Edu Pedroso, a filha conta que com o sertanejo a situação também não foi diferente. "Levei o Edu ao camarim do meu pai e ele fez perguntas. 'Quer mesmo casar com minha filha?' Eu morri três vezes (risos)", diz.

25 - Silvio nunca deu nada de mão beijada para as filhas. "Quando minhas irmãs e eu éramos pequenas e íamos viajar de férias, não tínhamos babá nem nada disso. Meu pai prometia que, se arrumássemos o quarto, a gente ganharia dinheiro para gastar durante aquele dia, comprar doces e as bobagens que as crianças gostam. E a gente se divertia com isso e se achava importante na hora do pagamento. Ele sempre foi assim com a gente", diz Patricia Abravanel, apresentadora do Máquina da Fama e participante do quadro Jogo dos Pontinhos no Programa Silvio Santos.

26 - O empresário já apresentou mais de 100 atrações. Toda vez que ele vai gravar, chega duas horas mais cedo e meia hora antes de entrar no palco bate papo com o auditório. Toca buzina, conversa, conta piada e brinca com as caravanas. O Programa Silvio Santos completa 53 anos no mês de junho. É a atração de auditório mais antiga e ininterrupta da TV brasileira e de ótima audiência desde os anos 1960. "Nunca esqueço as palavras do Silvio: 'Se hoje sou rico e querido, devo ao público. Por isso, quero que os trate com respeito e carinho. E programa nenhum pode atrasar mais que uma hora, não podemos judiar de ninguém'", lembra Roque.

Silvio Santos (Foto: João Carlos)

27 - De vez em quando, o apresentador confere até o lanchinho dado aos visitantes e prova para ver se está bom.

28 - O empresário acompanha cada processo da atração. "Nos falamos praticamente todos os dias. Quando uma pauta ou quadro tem bom resultado, ele quer saber quem teve a ideia. Participa ativamente da redação da atração", explica o diretor do Programa Silvio Santos, Fabiano Wicher. A cada edição, cerca de 5 mil reais são distribuídos.

29 - Silvio adora esquiar em Aspen e em 2000 sugeriu o lugar para Celso Portiolli. O apresentador do Domingo Legal viajou para lá e, quando retornou ao trabalho, foi chamado no camarim do dono do SBT. "Na época, ele havia se machucado em uma pista de esqui e estava fazendo fisioterapia. Ele perguntou da minha viagem e começou a me mostrar o que estava fazendo para melhorar. Silvio se encostou na parede, começou a fazer o exercício e pediu que eu fizesse junto. 'Abaixa aqui, segura um minuto...'", diz Portiolli.

Silvio Santos e Celso Portiolli (Foto: Thiago Bernardes)

30 - Em janeiro de 1957, foi com Carlos Alberto de Nóbrega para Buenos Aires, na Argentina. "Eu precisava comprar o enxoval para meu primeiro casamento. Ao chegar lá, Silvio me convenceu a comprar muamba e revender no Brasil, porque as coisas eram muito baratas. Voltamos com lapiseiras, barbatanas, isqueiros a gás, roupas de náilon... Ganhamos quatro vezes mais", conta às gargalhadas.     


12/12/2015 - 13:49

Conecte-se

Revista Contigo!
Coleção CARAS