Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Celso Dossi / Coluna

"Cuidado com a fama nas redes sociais", alerta Celso Dossi

Colunista de CONTIGO!, ele explica o tamanho da potência das redes

Por Celso Dossi Publicado em 13/07/2018, às 13h13 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Cuidado com a fama nas redes sociais", alerta Celso Dossi - Divulgação
"Cuidado com a fama nas redes sociais", alerta Celso Dossi - Divulgação

Ser famoso é o desejo de muita gente. Desde o surgimento da internet, alcançar este objetivo ficou bem mais fácil. Grandes artistas foram descobertos pelo YouTube, por exemplo, #JUSTINBIEBER, #THEWEEKND, #SHAWNMENDES e #EDSHEERAN

Mas a fama conquistada graças às redes sociais nem sempre é positiva, almejada ou oriunda de talento. E já que a #COPADOMUNDO é o assunto do momento, vamos a um caso que ganhou repercussão mundial em pouco tempo. Sem entrar em detalhes: grupo de turistas brasileiros viaja para assistir aos jogos da Copa e posta vídeo incentivando uma russa a repetir obscenidades em português. Nem a melhor assessoria de imprensa seria capaz de trazer a fama imensa que estes rapazes ganharam. Jornal Nacional e todos principais portais, revistas e jornais do país. 

Ah, e a fama internacional, coisa que muito artista almeja e batalha anos para conquistar também foi instantânea: veículos de comunicação do mundo todo reportaram o ocorrido. Quantas pessoas ficariam sabendo desta “brincadeira” se ela não tivesse sido postava numa rede social? Nenhuma, provavelmente. E já que o autor da postagem foi um dos próprios rapazes, fica uma dica: antes de dividir um momento “engraçadão” seu na internet, tenha em mente que você pode ficar famoso, mas não por bons motivos.

Diversos artistas protestaram contra o vídeo em suas redes sociais. #BRUNALIZMEYER: “Não é engraçado”. #FERNANDA LIMA: “Vergonha. Muita vergonha”. #BRUNAMARQUEZINE: “Que nojo!”. #MONICAIOZZI: “Revolta.” #IVETESANGALO: “Sinto tanta vergonha por vocês, garotos”. #EVARISTOCOSTA: “Vergonha nacional/mundial”. #NATHALIADILL: “Não passarão”. #INGRIDGUIMARÃES: “Babacas mostrando a virilidade não sei pra quem”. #BRUNOGAGLIASSO: “O machismo nos adoece”.

Os artistas citados acima têm que conviver com notícias (na maioria, maldosas e até mentirosas) postadas sobre eles nas redes sociais todos os dias. Acho legal quando, de vez em quando, são eles que postam as notícias. Um dia da caça, outro do caçador​.

Celso Dossi é roteirista, escritor e tuiteiro nas horas vagas. E-mail: celsodossi@gmail.com Twitter e Instagram: @celsodossi