Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Carnaval 2018: Confira as dicas de Lígia Mendes e de top nutricionistas para manter a alimentação na folia

A apresentadora e duas top nutricionistas, Christiane Bergamasco e Gabriele Carvalho de Freitas, contam que tipo de alimentação você deve fazer para passar o Carnaval com muito mais energia

Por Tainá Goulart Publicado em 03/02/2018, às 10h15 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lígia Mendes comandará o Band Folia 2018 - Fotos: Reprodução Instagram
Lígia Mendes comandará o Band Folia 2018 - Fotos: Reprodução Instagram

O Carnaval 2018 está batendo na porta e pedindo passagem para a folia! E nada melhor do que passar por tantas festas, bloquinhos e desfiles de forma saudável e cheia de energia, certo? Por isso, CONTIGO! conversou com a apresentadora Lígia Mendes, que comanda o Band Folia e tem uma rotina muito puxada, e duas top nutricionistas, Christiane Bergamasco, especialista em fisiologia do exercício e integrante da equipe da clínica da Cristiane Coelho, e Gabriele Carvalho de Freitas, mestre em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para saber como deixar a sua alimentação mias adequada durante o período mais animado do calendário brasileiro. "Se eu não cuidar da minha alimentação alguns meses antes do Carnaval, eu não dou conta. É trio atrás de trio, em Salvador, e eu preciso ficar atenta ao que como, para poder fazer meu trabalho com um pirque daqueles", diz Lígia. Vamos às dicas?


Lígia não larga sua água de coco durante os trabalhos no Carnaval de Salvador

1) Procure ingerir alimentos de fácil digestão

Nada de sair comendo muita besteira, feijoada, pizza... OK? A Gabriele afirma que os foliões precisam focar nos alimentos ricos em energia, mas que sejam leves. "Carnaval é um período que saímos da rotina e passamos dias intensos na folia, seja nos bloquinhos de rua, seja no sambódromo assistindo a festa das escolas. O ideal é aumentar a ingestão de líquidos, hidratar bastante e dar preferência a alimentos mais leves e ricos em energia (calorias). Não é que se você comer uma boa feijoada ou um baião de dois você não consiga curtir o carnaval, mas isso pode pesar um pouco e você pode demorar mais pra voltar pra festa", comenta ela. Christiane complementa dizendo que essa tão querida energia pode vir de gorduras saudáveis. " Prefira abacate, coco, óleo de coco, os quais nutrem e fornecem energia física e mental. Castanhas e nozes são excelentes fontes energéticas, rica também em proteínas e vitaminas do complexo B, os quais mantém os músculos em funcionamento adequado", explica Chris. 

Dica de amiga: Outra fonte de energia é através dos carboidratos: tubérculos (batata doce, mandioca, inhame), aveia e frutas com casca e bagaço (não suco de frutas), ofertando quantidade de fibras suficiente para liberação de energia gradual ao organismo, evitando picos de açúcar no sangue.


"A ingestão de alimentos de fácil digestão, assim como a moderação na quantidade, valerá para obter uma melhor disposição física", diz a nutricionista Christiane Bergamasco, que integra a equipe da Clinica Cristiane Coelho

2) Beba muita água de coco

As duas nutricionistas afirmam: O melhor repositor dos sais minerais, perdidos no suor, é a água de coco! E Lígia Mendes também faz uso dessa 'poderosa arma'. "Passo muito tempo indo e vindo de trio elétrico, fazendo entradas ao vivo e isso consome muita energia. Eu não vivo sem minha água de coco natural e tem que ser direto no coco mesmo. Sinto que meu corpo responde muito bem, mesmo suando muito com a correria e as temperaturas altas de Salvador", diz Lígia.  Chris ainda ressalta que é legal evitar a ingestão de bebidas isotônicas, as quais contém açúcar e conservantes em quantidades elevadas. 

3) Sem desconforto = esqueça as montanhas de açúcar no seu corpo

Alimentos ricos em gordura e que podem gerar desconfortos e indigestão são as dicas das nutricionistas para ter um corpo mais ativo para cair nos bloquinhos de Carnaval! "Doces, sorvetes, refrigerantes, sucos artificiais, farinhas refinadas e industrializadas, alimentos ricos em gorduras ruins como a trans, presentes em: bolachas, biscoitos, bolachas recheadas, bolos, tortas, lanches industrializados, massas, frituras como pastéis, coxinha, batata frita, atrapalham a absorção de vitaminas, principalmente A e C, dificultam a digestão e geram compulsão, uma vez que a “energia” oferecida ao corpo cai rapidamente causando exaustão, fadiga e irritação", afirma Chris. 


Prefira as frutas inteiras para o Carnaval e evite muito açúcar no seu corpo

4) Sai ressaca, que esse corpo não te pertence!

Vai beber?  Além da moderação e da ingestão de 1 copo de água para 1 copo de bebida, Gabriele também alerta para o consumo de frutas. "Prefira aquelas ricas em água, melancia, melão, abacaxi, pois auxiliam na hidratação e tem frutose, um tipo de açúcar que compõe essa classe de alimentos e que ajudam na recuperação. Água de coco (salvadora!) também é sempre uma boa alternativa. O importante é se hidratar e comer também enquanto consome a bebida alcóolica, evitando assim o acúmulo dos metabólitos do álcool no organismo", diz ela. 

Christiane dá a dica para antes de sair para a folia: ingira chá branco (ou verde) gelado, que é antioxidante e minimiza os efeitos nocivos do álcool. "Depois, no dia seguinte, inclua suco de vegetais verde-escuros: são diuréticos, limpam o sistema digestivo, são ricos em magnésio que ajudam no relaxamento muscular, clorofila, a qual fornece energia para as células e potássio, que regula e melhora a pressão arterial", conta ela. Entenderam? 

5) E depois da festa, como recuperar o corpo?

Gabriele afirma que ingerir alimentos diuréticos pode ser uma alternativa, alguns chás, como chá verde chá de hibisco, podem ser bons aliados para diminuir aquele inchaço típico de pós-Carnaval. "Mas é bom lembrar do ditado "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose", mesmo sendo alimentos "naturais" o uso prolongado e em quantidades exageradas podem acarretar problemas." Chris faz questão de enfatizar um repouso/descanso para o organismo por um período de 10 dias sem álcool. Além disso, ela dá receitas de sucos detoxificante, que favorecem a energia, são diuréticose reduzem as dores no corpo!

Exemplo de Receita:

Suco 1

 2 folhas de couve + 1 colher de café de gengibre ralado + ½ colher de café de cúrcuma + 100ml de água + 100ml de água de coco + suco de ½ limão!

Suco 2

Maçã verde + limão + água de coco e hortelã.

Mais energia, por favor! Receitinhas de shakes delíciosos para você tomar durante a folia:

- Açaí (evite os que tem xarope de guaraná) batido com 1 banana – polvilhe castanhas do Pará picadinhas

- Iogurte natural + 2 colheres de sopa de maca peruana + 1 fruta + canela

- leite vegetal (amêndoas ou coco) + 1 dose de whey protein + cacau sem adição de açúcar + abacate

Se quiser comer algo mais substancioso, a sugestão é um prato com ovos (mexidos ou omelete) com suco de limão e gengibre. Outra opção é prato de salada de folhas com atum e queijo mucarela de búfala. Uma crepioca (tapioca + ovo) também dá um pique e nutre o corpo.