Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Beleza e Estilo / Guia de beleza!

Skincare - Saiba como começar a cuidar da sua pele, assim como as famosas!

Dermatologistas ensinam os segredos para ter uma pele saudável e linda

Por Tainá Goulart Publicado em 17/10/2018, às 15h50 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guia de Beleza - Aprenda a cuidar da sua pele - Reprodução Instagram
Guia de Beleza - Aprenda a cuidar da sua pele - Reprodução Instagram

No tapete vermelho, nas premiações, nas fotos do Instagram, as famosas como Bruna Marquezine, Thaila Ayala, Giovanna Ewbank, estão sempre com a pele maquiada e impecável. No entanto, o segredo não está somente nas mãos do maquiador ou dos produtos usados, mas também no cuidado que elas têm com a pele, o chamado skincare. A máxima de quanto mais você cuidar da sua pele, mais incrível ela vai estar para ser maquiada é verdadeira. Por isso, preparamos um questionário da beleza para dois dermatologistas, a Dra. Fernanda Nichelle,  da MAC – Medicine & Aesthetic Clinic, e o Dr. Damiê De Villa, do Kurotel - Centro Médico de Longevidade & Spa, para ter todas as dicas de como começar a cuidar da pele como as famosas. Sempre, claro, converse com o seu especialista, para saber melhor sobre suas características, ok? Confira! 

Começo de tudo - Identifique a sua pele!

Para iniciar os cuidados, o ideal é saber qual o seu tipo de pele "A pele oleosa tem mais secreção sebácea e por esse motivo é mais brilhosa, principalmente na zona T, por exemplo. O ideal para saber o seu tipo de pele é conversar com seu dermatologista", afirma o Damiê. Mas, existem algumas dicas para reconhecer a textura, segundo Fernanda:

Pele oleosa apresenta uma textura gordurosa e brilhosa em todas as áreas, principalmente na testa, no nariz e no queixo. Também tem os poros dilatados, e por isso, pode ter tendência à acnes e cravos com mais facilidade.

Pele mista tem mais secreção e brilho, principalmente na região central da face, a famosa zona T (testa, nariz e queixo) Nas demais áreas, como pálpebras, têmporas, bochechas e maxilar, a pele é normal ou seca.

Pelesensívelé a pele que tem pouca tolerância a cosméticos e aos fatores ambientais reagindo com ardor ou leve coceira mais facilmente. Esta sensibilidade também pode ocorrer com variações de temperatura, tornando a pele mais avermelhada e quente.

Pele seca tem pouca lubrificação sebácea. Pode ocorrer uma fina descamação e, além disso, a pessoa pode ter uma sensação de desconforto na pele, devido à pouca maleabilidade dela. Algumas áreas podem apresentar algumas linhas finas como rugas e um aspecto mais esbranquiçado. é aquela com aparência opaca, sem viço e um pouco áspera ao toque.

Siga a sequência de ouro - limpeza , hidratação e a fotoproteção!

Fernanda conta que o que todas as peles têm em comum é que todas necessitam de limpeza, hidratação e filtro solar. "Para limpeza de todos os tipos de pele, o sabonete deve ser aplicado duas vezes ao dia. De manhã, para retirar a oleosidade acumulada durante o sono, e antes de dormir, para remover as impurezas do dia. A única diferença é quanto à textura do sabonete", conta. 

Oleosa e mista: Peles oleosas e mistas podem usar sabonetes em barra ou em gel-creme, que tenham fórmulas que prometam remover o excesso de oleosidade com ativos específicos, como por exemplo o acido salicílico.

Seca: Quem tem a pele seca pode usar um sabonete que seja mais denso e cremoso, para conseguir hidratar também. E atualmente,  para quem está com a pele muito ressecada temos as opções de limpar com água micelar, que tem fórmula super leve e limpa sem agredir. 

Sensível: A limpeza da pele sensível também precisa ser mais leve para evitar qualquer irritação. O ideal são géis de limpeza sem sabão. A água micelar também pode ser uma boa solução.

Hidratação, a responsável pela pele perfeita!

É aqui que aquela maquiagem fica impecável e com alta duração. Damiê ensina que existe uma ordem de aplicação e que a hora de hidratar tende a vir antes do protetor solar. "A ordem de aplicação dos produtos deve ser a limpeza , hidratação e por último a fotoproteção. Caso você não abra mão da tonificação, ela deve acontecer entre a limpeza s a hidratação", diz ele. Fernanda dá dicas para cada tipo de pele.

Oleosa e mista: o hidratante deverá ter textura em gel, que é mais leve e absorve mais rápido. Para quem tem espinhas e cravos, o item também pode ter ação anti-acne. A aplicação deve ser realizada uma vez ao dia, após a limpeza da pele. 

Seca: Os cremes hidratantes para pele seca precisam ser mais encorpados e com mais ativos hidratantes. 

Sensível: Os cremes hidratantes para peles sensíveis podem ter substâncias calmantes, nicotinamida e camomila.

Protetor solar, o salvador!

O sol é um dos grandes vilões quando se fala de pele saudável. Ter um protetor solar que funcione para os UVA e UVB é imprescindível para a rotina de beleza. Recentes estudos, conta Damiê, classificam a vitamina C como um auxílio desse momento de barrar os raios solares. "A vitamina C é importante agente antioxidante. Ela costuma auxiliar na uniformização da coloração da pele. Alguns estudos mais recentes falam sobre o papel da mesma no auxílio a fotoproteção, através de sua ação antioxidante, o que nos leva a indicar sobre sua utilização também no período diurno", explica ele. "Existem diversos tipos e concentrações de vitamina C, cada um específico para um determinado tipo de pele e faixa etária. O indicado é limpeza com sabonete, seguido da água thermal ou tônico, então é a vez da Vitamina C seguida pelo hidratante e só após estes passos vem a aplicação do filtro solar. Consulte seu dermatologista para saber a melhor opção", alerta a especialista, que conta os protetores ideais para cada tipo de pele:

Oleosa e mista: O filtro solar precisa ser “oil-free” ou toque seco, sempre livre de óleos para evitar a sensação pegajosa na pele. Também pode ser com cor, substituindo a base de maquiagem e diminuindo a quantidade de produtos aplicados.

Seca: Os filtros em creme ajudam a hidratar ao mesmo tempo em que protege contra os raios solares.

Sensível: Quem tem a pele sensível também pode usar os filtros solar com fórmulas mais encorpadas e hidratantes para evitar o ressecamento, também vale usar o BB Cream, que já vem com FPS.

E aquelas máscaras de papel/tecido, hit da beleza coreana, elas funcionam mesmo?

Fernanda explica que o ideal é se certificar da procedência da máscara, visto que muitos ativos podem ser alérgenos (que podem causar alergia). "O que determina se funciona ou não é o ativo presente na máscara, e geralmente sua aplicação é semanal", diz ela. "As máscaras faciais apresentam em sua formulação agentes antioxidantes e hidratantes dependendo da sua finalidade. Elas auxiliam na penetração dos ativos na pele", conta Damiê.