Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Alimentos chave para manter sua pele mais jovem e saudável

Hábitos de vida saudáveis, em geral, contribuem para a prevenção do aparecimento das rugas

Redação Contigo! Publicado em 01/09/2017, às 09h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro Vida Saudável - Divulgação
Livro Vida Saudável - Divulgação
A pele é estruturada em camadas e composta principalmente por células e fibras de colágeno e elastina, nutrientes responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Com o passar dos anos, o organismo produz estes nutrientes em menor quantidade e isto, somado a poluição, raios solares, fumo, poucas horas de sono, estresse e má alimentação, faz com que a pele perca a elasticidade e a hidratação, potencializando o aparecimento de rugas.

Confira alguns dos alimentos que atuam na melhora do aspecto da pele, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento das rugas relacionado a fatores ambientais.

Água
Assim como todas as desordens estéticas e outras doenças, a adequada hidratação é parte essencial do tratamento e prevenção. A ingestão de líquidos em geral, especialmente a água, garante a hidratação de camadas da pele e possibilita a manutenção de suas propriedades físicas e funcionais. Modo de usar: além do consumo ao longo do dia, tenha o hábito de levar água para a cama, para tomar ao deitar e quando acordar. 

Castanhas, nozes e frutos do mar
São alimentos ricos em selênio, mineral importante na manutenção da saúde e elasticidade das camadas da pele.

Carnes magras
Carnes vermelhas com cortes de pouca gordura e as carnes brancas, de aves e de peixes, são excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico. O consumo destas proteínas é essencial para a formação do colágeno no organismo, necessário para a manutenção da saúde da pele. 

Legumes amarelo-alaranjados
São conhecidos como alimentos fotoprotetores, ou seja, protegem a pele naturalmente contra a ação dos raios solares e previnem contra seus danos, como rugas, flacidez, manchas e ressecamento. Exemplos: cenoura, tomate, abóbora, mandioquinha e batata. 

Leites e derivados desnatados
Assim como todos os alimentos de origem animal, são fontes de boas proteínas, necessárias para síntese do colágeno e promoção de elasticidade, força e beleza da pele. 

Iogurtes
Contêm em sua composição micro-organismos benéficos para o intestino. Estes micro-organismos auxiliam na imunidade, absorção de nutrientes, eliminação de toxinas, e na manutenção da pele como um todo. Modo de usar: você pode congelar o iogurte e consumi-lo como um sorvete.

Suplementação

Os alimentos são as melhores fontes de nutrientes que nosso organismo pode receber. Os suplementos dietéticos são similares aos alimentos em relação aos nutrientes fornecidos; são produtos práticos para ingestão e auxiliam aqueles que, na rotina acelerada do dia a dia, não conseguem obter todos os nutrientes através da dieta. 

Quando necessário, pode ser orientado por médico ou nutricionista: Colágeno, Biotina.

Essas e outras dicas você confere no livro Vida Saudável. 


Assine as revistas da editora Caras e receba este manual da vida saudável. O livro Vida Saudável também encontra-se no site da Ultrafarma e na loja Sidney Oliveira.