Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Água termal funciona? O uso do produto não é frescura!

Rico em minerais, ele é capaz de hidratar e ainda tem papel anti-inflamatório e cicatrizante da pele

Por Renata Telles Publicado em 24/08/2017, às 14h54 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hidrate seu rosto - Getty Images/Brazil News
Hidrate seu rosto - Getty Images/Brazil News
Muita gente já ouviu falar de água termal, mas será que é pura frescura usar? Diferente do que se pensa, ela não serve só para o embelezamento. O produto é rico em minerais, hidrata e nutre a pele, seja no inverno ou verão. “Ela tem um pH por volta de 7.5, é rica em oligoelementos de alto valor agregado (ou seja, em alta concentração). Por exemplo, nós temos zinco, selênio, silício e ferro em concentrações diferentes porque vai depender do solo em que essa água termal foi extraída”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. 

O uso contínuo do produto promove saúde em diversos níveis. “Por essa riqueza e combinação de micronutrientes que a água termal tem este papel anti-inflamatório, antioxidante e cicatrizante”, garante. Ela é indicada após a depilação, exercícios físicos e pós-procedimentos. “A água gelada ajuda a manter o pH da pele, tem efeito anti-irritante e calmante. Já depois da academia, o produto, além de refrescar a pele, repõe os oligoelementos e sais minerais perdidos pela transpiração e horas no sol. Nos pósprocedimentos como lasers e peelings, a água termal é responsável por fazer com que as células melhorem a capacidade de regeneração”, diz. 

Modelos de todos os tipos
Quem frequenta ambientes secos como escritórios com ar-condicionado deve adotar o produto como melhor amigo. Ele ainda é capaz de amenizar olheiras e hidratar o cabelo. “Para este uso, a embalagem tem que ficar na geladeira por alguns minutos e, em seguida, deve-se realizar uma compressa sobre a região arroxeada. A temperatura fria em associação aos ativos calmantes estimula a vasoconstrição, diminuindo o aspecto das olheiras. Nos fios, a absorção é menor que a da rosto, mas o uso da água termal tem efeito benéfico principalmente em dias de muita exposição solar, ou de praia ou piscina. Neste caso, ela pode ser borrifada para remover o excesso de sal e cloro do cabelo.”